domingo, 12 de junho de 2011

Sex Shops Virtuais – Porque elas dão tão certo?

SexShops Virtuais – Porque elas dão tão

certo?


Sex Shops Virtuais - Uma boa idéias para montar uma loja virtualSe existe um segmento no comércio eletrônico que não para de crescer é o de sexshops virtuais e o motivo é bem simples, na Internet, todos os tabus, receios e preconceitosdesaparecem em função do ambiente digital. Esse é um segmento de mercado bastante sensível a este tipo de barreira e por isso, quando você desenvolve um modelo de negócio virtual em que estes entraves são removidos, o sucesso é garantido. Basta que você entenda o comportamento e receios dos seus/suas clientes e oferecer as condições de escolha e compra que eles/elas procuram.

O assunto sexo e erotismo sempre foi cercado de muito tabu e preconceito e talvez por isso seja bem difícil encontrara literatura a respeito deste segmento do comércio eletrônico. Parece que os articulistas do setor não querem levantar polêmica a respeito e por isso passam longe desse mercado que é altamente lucrativo. As vezes o preconceito é tão arraigado que distorce até questões econômicas e iniciativas empresariais que em nada ferem a lei ou os bons costumes. Você sabia que alguns provedores de hospedagem não aceitam lojas virtuais que vendam produtos eróticos? Pois é, depois dizem que não existe preconceito.

Problemas morais e sociais a parte, o fato é que as sex shops virtuais vende e muito. Já tive chance de participar do planejamento e implantação de vários projetos nesse segmento e confesso que o resultado comercial foi sempre acima das expectativas iniciais. Seguidas algumas regras básicas no planejamento e execução do projeto de criação da loja virtual e uma boa estratégia de divulgação, o sucesso é uma conseqüência natural. O importante é o posicionamento do empresário e a percepção de que este mercado possui características bem distintas que devem ser observadas.

O Segredo do Negócio – Anonimato

O anonimato do comprador é um dos principais fatores de sucesso das lojas virtuais que vendem “brinquedinhos eróticos”. É sabido que muitas pessoas se sentem envergonhadas em entrar em uma loja física e comprar alguns destes “acessórios do prazer”, mas se tivessem a garantia do anonimato certamente seriam consumidores de peso. É o tipo de produto que a maior barreira de vendas está no próprio consumidor e é nessa peculiaridade do negócio que reside a fórmula do sucesso no setor. por isso, mantenha o máximo de descrição na sua sexshop virtual protegendo sempre a identidade do comprador(a). Embalagens nunca dever revelar o conteúdo e isso faz muita diferença no caso dasex shop. Exiba sua política de privacidade em um lugar bem acessível para tranqüilizar seus visitantes.

Variedade de Produtos

Uma característica interessante desse mercado é a enorme quantidade de fornecedores e o sua distribuição geográfica. Isso faz com que os modelos e qualidade dos produtos comercializados varie tremendamente o que enriquece em muito o mix de produtos e deixa a competição ainda mais acirrada no setor. Se você consegue identificar produtos de boa demanda e identifica fornecedores com um conceito elevado junto a seus clientes já terá um bom caminho andado, pois nesse setor, mais que em outros, a qualidade do produto é muito relevante envolver questões relevantes como saúde e higiene.

Segmentação Por Gênero

Uma alternativa bastante interessante neste setor é a criação de lojas virtuais segmentadas por gênero. A maioria dassex shops são mistas, ou seja, vendem artigos tanto para o público masculino quanto feminino. Uma boa idéia seria a criação de uma loja voltada exclusivamente para o público feminino ou masculino. A construção da imagem/marca fica mais fácil e o direcionamento do marketing também. Isso não exclui a possibilidade de atender a ambos os gêneros o que reduziria custos de pesquisa e aquisição de produtos. A solução é a criação de duas lojas diferentes para atender a demanda de cada segmento.

Uma Questão de Estilo

O design é fator fundamental em uma loja virtual e no segmento de sexshops isso é ainda mais importante. No comércio eletrônico, a linha tênue que divide o erotismo da vulgaridade é também fator determinante do sucesso ou fracasso de uma loja virtual. Muitos desenvolvedores se sentem tentados a assumir estilos já massacrados pela publicidade barata baseada no apelo sexual e descambam para uma linha grosseira que se confunde com um brega e beira o ridículo. A sex shop virtual deve seguir uma linha de bom gosto ressaltando o erotismo e o clima de romance ao invés de fórmulas batida de motéis de beira de estrada.

Envio de Newsletters

Esse é um ponto bastante delicado nesse tipo de negócio, pois pode constranger o seu cliente. portanto, ai vai uma regra de ouro. Só mande boletim informativo se tiver sido expressamente autorizado pelo seu cliente, caso contrário o resultado é justamente o oposto, a perda do cliente em definitivo. Já imaginou que outras pessoas podem ter acesso a caixa de e-mails dos seus clientes e talvez eles não gostem que outros conheçam sua fantasias?

O que achou desse artigo? Tem sugestões? Faça seu comentário.

Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

http://www.blogdoecommerce.com.br/sex-shops-virtuais-porque-dao-tao-certo/

2 comentários:

  1. Bastante informativo.
    Bem esclarecedor que ajuda no desenvolvimento em uma loja virtual.
    Elizangela Reis
    Loja Picante
    www.lojapicante.com.br

    ResponderExcluir
  2. Loja Virtual de SexShopOnline
    www.sexshoponline-br.com.br
    muito boa, vale a pena conferir

    ResponderExcluir