domingo, 12 de junho de 2011

Loja Virtual – Quanto tempo leva para começar a lucrar?

Qual o prazo de retorno de uma loja virtual?


Todo mundo pensa em montar um e-commerce e faturar imediatamente, mas a gente sabe que não é bem assim. Cada negócio on-line ou físico funciona muito diferente e não tem regra totalmente correta que funcione de maneira igual para todas, o que posso dizer é que em ambos os negócios é necessário ter um tempo de investimento para depois colher os frutos. No e-commerce não é diferente.

Mas antes de sair investindo é necessário checar vários itens para não jogar dinheiro no lixo. Considere seriamente a possibilidade de fazer um curso sobre comércio eletrônico. Abaixo vamos mostrar uma lista de check-in para realizar antes de começar investir.

1 – Sua loja virtual está agradável visualmente? Ela está transparecendo segurança para quem está visitando pela primeira vez? Mostre a loja para pessoas que nunca viram sua loja e que responderiam de maneira imparcial (não vale, filho ou mãe), faça uma pequena pesquisa com umas 10 pessoas, mostre sua loja e de seus concorrentes, peça para procurarem um produto legal e colocar no carrinho para ver quanto ficaria para entregar em sua casa, pergunte a todos em qual loja mais gostou de fazer o teste e em qual compraria.

2 – Depois desta pesquisa, mude o que achar que realmente fará a diferença, será quase impossível não mudar nada, sempre acabamos deixando algum ponto importante sem dar o devido valor a usabilidade da sua loja é super importante.

3 – Assegure-se que sua loja está funcionando corretamente, faça pedidos, busque… se sua loja não funcionar não irá adiantar gastar os tubos em links patrocinados e e-mail marketing colocar gente dentro dela. Por isso aconselhamos muito critério na escolha de um sistema de lojas virtuais.

4- Saiba o que irá acontecer dentro de sua loja. A pior coisa que existe (eu já passei por isso) é investir no escuro, torcendo que cada real investido se transforme em venda. Tenha instalado um bom sistema de métrica como por exemplo o Google Analytics e com isso você irá saber de onde realmente cada pedido está vindo e poderá potencializar as melhores fontes.

5 – Saiba se sua loja está realmente competitiva pois ter preço no e-commerce é fundamental. Não compare apenas com as lojas on-line mas também com as lojas físicas. Lembre-se que a maioria das pessoas não escolhe o produto pelo meio onde é vendido e sim o contrário. Saiba exatamente contra quem irá disputar por seus clientes e o que tem de diferencial, preço, qualidade, condições de pagamento, tempo de entrega, variedade…

6 – Agora é começar a investir. Como a estratégia de SEO ainda não deve ter surtido efeito nesse início de negócio, a opção é partir para links patrocinados pois neste momento é a única forma de atrair tráfego qualificado para sua loja. Neste início toda sua atenção esta voltada a métrica, ela é quem vai te dizer se o dinheiro que colocou no Google AdWords ou outra forma de links patrocinados está dando certo ou não. Invista um tempo, 15 dias por exemplo e analise com calma o que aconteceu, veja o que pode ser feito de alteração para melhorar cada canal, se precisar, pause seu investimento por um tempo até fazer as alterações e depois inicie novamente. Faça isso periodicamente, até se sentir seguro de partir para outro canal, não fique com medo de parar de investir em um canal que pensou que seria bom, talvez para sua loja não seja.

7 – Investimento em propaganda online é trabalhosa pois é muito dinâmica, você terá que investir um tempo diário para poder trabalhar seu investimento ou contrate alguém que seja responsável por isso. Ao meu ver, até uns R$ 20.000,00 invista em CPC (custo por clique). Em nosso blog você encontrará várias empresas que prestam este tipo de serviço, é só pesquisar.

Se fizer direitinho as lições acima possivelmente em 6 meses a 9 meses estará faturando pelo menos 10 vezes o que investe em propaganda, tive casos de loja que investia R$ 3.000,00 e faturava R$ 30.000,00 e casos de loja que investia R$ 30.000,00 e faturava R$ 300.000,00. Lembrando que ao longo do tempo o percentual de investimento versus o faturamento pode cair, pois outras origens de compra sustentarão esta diminuição como, recompras e visitas naturais. Para isso é necessário que você vá implementando uma estratégia de otimização da loja para as ferramentas de buscaatravés de técnicas de SEO desde o início.

Lembrando que isso não é matemática exata, pois se fosse todos abririam lojas online. Por isso, a melhor opção éaprofundar seus conhecimentos sobre e-commerce para saber exatamente o que fazer e o que esperar do seu empreendimento.

Por Rodrigo Lima

http://www.blogdoecommerce.com.br/retorno-investimento-loja-virtual/

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