segunda-feira, 13 de junho de 2011

E-Commerce: Uma Oportunidade de Negócio que Não Para de Crescer


O crescimento do comércio eletrônoco no BrasilAs vendas pela internet estão fazendo a cabeça do brasileiro, aliam comodidade, agilidade e conforto, além da facilidade de pesquisar preços e decidir pela compra em poucos cliques. Em 2009 esse mercado movimentou cerca de R$ 2 bilhões e a estimativa é que esse número cresça até 30% em 2010. Datas comemorativas como o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados e dos Pais alcançam picos de vendas e batem recordes anualmente.

Na opinião de Gerson Rolin, diretor executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, um pequeno empresário não corre o risco de falir se não tiver um braço para vender na internet, mas estará perdendo uma grande oportunidade de aumentar suas vendas. A dica do diretor ao pequeno e médio empresário é apostar no atendimento aos nichos de mercado. "O pequeno tem essa vantagem, pois consegue entregar um produto personalizado com um preço adequado", explica. Demanda que grandes empresas muitas vezes não possui flexibilidade para atender. É o que chamamos de nicho de mercado.

Se você está interessado em abrir uma loja virtual ou qualquer tipo de site de vendas pela Internet mas não sabe por onde começar saiba que existem quatro pilares fundamentais para estruturar a sua operação:

  • Identificar que tipo de plataforma de e-commerce – software – mais se adequa ao seu negócio;
  • Definir um plano de ferramentas de web marketing a serem utilizadas, bem como reservar um orçamento específico para esta ação;
  • Estabelecer uma logística adequada para a entrega dos produtos;
  • Ter um sistema de compra por cartão de crédito, uma vez que no Brasil 80% das vendas são feitas por cartão de crédito.

"Muitas vezes essas ações não fazem parte da vida offline do pequeno empresário, mas ele não vai existir na net sem essas ferramentas", alerta o especialista. A falta de planejamento é o erro mais comum do pequeno e médio empresário brasileiro ao iniciar uma operação de comércio eletrônico. "Não é porque é simples e o investimento é pequeno que não precisa planejar. É fundamental um planejamento estratégico bem feito com estudo de mercado e de aceitação de produto", completa Rolin. O treinamento específico nessa área como por exemplo a participação em um curso sobre criação de lojas virtuais é fundamental.

O diretor destaca também a necessidade de uma estratégia de proteção contra fraude online. De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, os custos para montar uma loja virtual variam de acordo com número de produtos oferecidos, o template (layout) utilizado, as opções de SEO, monitoramento de tráfego entre outras variáveis. Para uma loja simples, o template fica em torno de mil reais além de uma manutenção mensal a partir de 100 reais. Há ofertas competitivas para o bolso do pequeno e médio empresário. Muitas delas são anunciantes aqui no blog e basta você pesquisar preços e condições entre nossos anunciantes.

Orientação Para Novos Empreendedores

Para auxiliar o empresário interessado em investir em e-commerce a equipe do Curso de E-Commerce vem promovendo uma série de cursos com consultores e especialistas que apresentam ferramentas para criação e administração de lojas virtuais e esclarecem dúvidas dando subsídios para que os empreendedores possam investir nesse setor com mais propriedade e segurança. A próxima edição do curso Como Montar Uma Loja Virtual acontecerá este mês e as inscrições já estão abertas.

http://www.blogdoecommerce.com.br/oportunidadesnocomercioeletronico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário