domingo, 12 de junho de 2011

O que é Marketing de Permissão

O que é Marketing de Permissão

O e-mail é uma forma muito barata de comunicação, e pode ser muito eficiente, desde que usado corretamente. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

Spam = email não solicitado

Mais de 90% dos e-mails que circulam na internet são spam. O Brasil ficou em segundo lugar, entre os países que mais enviaram spam no mundo.

Ninguém está livre desta praga. Todos os dias nossas caixas postais são inundadas: “compre viagra, compre nosso descascador de alface, fique rico e bonito, compre isso e aquilo…” O custo do envio de e-mails é muito baixo, o que torna fácil divulgar uma mensagem para milhares com alguns cliques, e é aqui que mora o perigo!

Muitas empresas (por desconhecimento ou má fé mesmo) ainda agem de forma incorreta e anti-ética, comprando banco de dados com milhares de e-mails e disparando seu spam para todos, seguindo a filosofia Atire para todos os lados e você vai acertar alguma coisa! Ou “Falem mal, mas falem de mim”.

O que é marketing de permissão ou relacionamento?

Quando se adota uma política de marketing de permissão em campanhas de e-mail marketing, a postura é bem diferente. Nesta modalidade, você deve pedir autorização ao destinatário antes de enviar seu e-mail e divulgar sua empresa/produto/serviço. Confirmação positiva ou opt-in é o nome dado ao processo onde você obtém esta permissão e, de maneira geral, funciona assim:

  1. O interessado em receber e-mails cadastra-se em seu site, informando o endereço de e-mail dele. No caso de você já possuir um cadastro com seus clientes por exemplo, você pode enviar-lhes um e-mail convidando-os a se inscreverem em sua lista;
  2. Ele recebe então uma mensagem, solicitando que confirme sua inscrição na lista;
  3. Somente após a confirmação é que ele passa a receber suas mensagens.

Quais são as vantagens do marketing de permissão?

  • Ajuda a diminuir a quantidade de SPAM circulando na internet;
  • Garante que somente o proprietário do e-mail será capaz de cadastrar-se;
  • Demonstra a seriedade e respeito pelo seu cliente;
  • A empresa tem como defender-se de de acusações de que está praticando spam;
  • Leva sua mensagem ao melhor público: aqueles que estão interessados no que você tem a dizer!

No método pede pra sair

  • Eu mando e-mail para todo mundo e quem não quiser receber… “pede pra sair” (se conseguir);
  • Não me importa se você tem interesse no que estou vendendo, se não tiver você apaga!
  • Vou te mandar uma mensagem todo dia pra você não se esquecer de mim!

Resultado: a imagem da empresa ficará associada aos e-mails inúteis e irritantes.

No marketing de permissão

  • Envio somente para quem tem interesse em me ouvir.
  • O cadastro e descadastro na lista é feito pelo próprio cliente, de forma automática.
  • Tomo o cuidado de enviar somente mensagens relevantes e com a frequência adequada.

Resultado: a construção e manutenção de um relacionamento, baseado em respeito, credibilidade e interesse mútuo.

Certo. Até aqui tudo bem, o cliente pergunta… e as desvantagens do Marketing de Permissão?

Sim, ao usar este método sua lista vai diminuir de tamanho porque algumas pessoas poderão achar “burocrático demais” ou por algum motivo não vão completar o processo (clicar no link de confirmação) e ficarão sem receber sua mensagem.

Isso é plenamente aceitável e muito melhor que ficar com fama de spammer. Além disso, uma lista menor não é necessariamente ruim: é melhor falar para uma platéia de 100 pessoas interessadas do que para 1000 cochilando!

Por Marcelo Oliveira no Webinsider

Fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/o-que-e-marketing-de-permissao/

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