Já é comum as empresas usarem o twitter como uma ferramenta do marketing digitalExistem empresas que se dão muito bem nessa rede social, mas, tem também, as que dão seus vacilos. Irei ser direto nesse post e falarei o que vejo as empresas fazendo nesse ambiente social. Segue abaixo 10 ações positivas e 10 negativas que tenho visto.
Ações positivas e que geram resultado
- Divulgação de novidades da empresa e suas atualizações.
- Se a empresa não é geradora de conteúdo, RT informações de sites da área de atuação da empresa para os seguidores é uma boa opção;
- Envio de oportunidades e eventos do nicho de mercado da empresa;
- Criação de concursos culturais e promoções;
- Pesquisas online do mercado e dos concorrentes do negócio;
- Criação de enquetes sobre temas relacionados ao negócio da empresa;
- Busca por proximidade com pessoas de influência do nicho de mercado de atuação;
- Ler o que Retuita. Parece besteira, mas, muitos RT informações sem ao menos ler o que está repassando;
- Atualização constante do perfil, só se deve tomar cuidado com as frequências das atualizações, para não ser considerado Spam;
- Interação do twitter com o site ou blog da empresa, inserindo botões de RT, botão para o visitante seguir o blog no twitter e/ou qualquer outra forma de integração;
Ações negativas que trazem prejuízos à imagem da empresa
- Dar RT ou enviar mensagem a todo momento, salvo em casos extremos, como por exemplo a cobertura de um evento da área;
- Usar o twitter como sala de bate papo;
- Criar um twitter e esquecer dele, ou pior, iniciar um trabalho legal no twitter, mas, de uma hora para outra desaparecer e não dar nenhuma notícia;
- Postar alguma coisa que desagrada o público e não se desculpar, ou melhor, não tomar nenhuma providênciacabível para o momento e deixar as coisas acontecerem;
- Usar scripts para ganhar seguidores;
- Seguir todo mundo sem analisar o perfil e os objetivos das pessoas. Vi uma empresa que seguiu um perfil porque tinha um nome que indicava seu público, mas, o perfil era falso e só falava sobre assuntos inapropriados. Conclusão o próprio dono do perfil postou uma gozação contra a empresa o que gerou certo desconforto para a marca;
- Não ter objetivos concretos de atuação no twitter;
- Sair Retuitando tudo que vê pela frente. Nesse meio podem ter mensagens que vão de encontro com o público alvo da empresa ou que desagrade-os;
- Não usar nenhuma métrica de acompanhamento e verificação se o objetivo proposto está sendo alcançado;
- Deixar os seguidores sem resposta;
- As empresas que interagem com seus seguidores têm mais sucesso e ganham uma maior proximidade com seu público, o que gera retorno positivo para o negócio.
- Fonte: http://www.artigosecommerce.com.br/acoes-positivas-e-negativas-empresas-no-twitter/
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