domingo, 12 de junho de 2011

Seis dicas para migrar para a nuvem

Wagner Tadeu é Diretor Geral da Symantec Brasil


Não há dúvidas de que a nuvem tornou-se um mecanismo de entrega cada vez mais popular para tarefas de TI que, muitas vezes, são complicadas e consomem muito tempo. Para ajudar as empresas que estão prontas para migrar para os serviços baseados na nuvem e também as que estão começando a considerar esta possibilidade, a Symantec apresenta dicas para uma transição segura. Seguindo as sugestões, as corporações garantem simplicidade, economia e a eficiência que a nuvem tem a oferecer.

1) Maior não é sempre melhor: Avalie prestadores de serviços de nuvem e encontrará grandes empresas reivindicando sua posição em um segmento cada vez mais disputado. A reputação do prestador de serviço e o tempo de experiência na nuvem importam mais do que o tamanho. Procure uma especialista no assunto com tecnologia respeitável que conheça profundamente o segmento.

2) Entenda suas necessidades de segurança: Existe muita especulação em torno da segurança na nuvem, mas há pouca diferença entre a confiança que as empresas depositam em seu prestador de serviços de Internet e em outros fornecedores de tecnologia. Com isso em mente, podemos afirmar que a demanda e as expectativas de segurança de cada organização são diferentes. Portanto, é importante entender como o fornecedor poderá atender essas necessidades. Verifique as referências sobre o prestador de serviços e analise casos semelhantes ao seu.

3) Conheça os princípios básicos do backup de dados: Procure conhecer como o provedor de serviços em nuvem faz o backup de dados e, no pior cenário, o que aconteceria se ele abandonasse as atividades ou se a sua empresa quisesse migrar seus dados para outro provedor. Busque saber mais sobre a reputação dos recursos de armazenamento do provedor, o número e a localização dos data centers, e a redundância da infraestrutura.

4) Certifique-se de ter bons SLAs (Service Level Agreements, ou Acordos de Nível de Serviço): Certificações no segmento retratam um momento no tempo e não indicam necessariamente bom desempenho. A melhor maneira de garantir bons serviços é por meio de Acordos de Nível de Serviço - SLAs - com linguagem clara. Procure fornecedores que divulguem seu desempenho e usem valores financeiros claros para os casos de Níveis de Serviço abaixo do contratado.

5) Avalie padrões de serviço ao cliente: Os melhores departamentos de atendimento ao cliente para serviços na nuvem contam com especialistas disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Certifique-se de que o serviço ao cliente prestado pelo fornecedor escolhido é capaz de atender às necessidades de sua organização.

6) Teste o serviço: A principal vantagens do SaaS (Software as a Service)é oferecer uma opção gratuita para testes, fácil de ser implantada. A maioria dos fornecedores a oferece para aqueles que desejam avaliar os serviços. Comece com uma versão sem custo que, depois de avaliada e aprovada, possa ser expandida para incluir dados confidenciais e outros sistemas de missão crítica.

Com as dicas acima, esperamos que as empresas comecem a migrar para a nuvem com mais segurança e menos dúvidas, já que o tema ainda é complexo e traz uma série de questionamentos dentro das organizações. O grande desafio das empresas agora é pensar em dar o primeiro passo rumo à nuvem. E que seja o primeiro de muitos!

Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/colunistas/wagner_tadeu/home

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