segunda-feira, 11 de julho de 2011

Seis em cada 10 marketeiros dos EUA realizam marketing interativo


Seis em cada 10 profissionais do marketing realizam marketing interativo em algum nível, de acordo com estudo realizado no último semestre do ano passado pela Única. Dados do relatório intitulado “The State of Marketing 2011″ apontam que 10% utilizam o marketing interativo em todos os canais em que atuam, enquanto 50% o fazem em pelo menos um.

Dos 40% que ainda não realizam este tipo de marketing, 23% pretendem começar nos próximos 12 meses e 6% em um período de mais de um ano, enquanto 11% não tem planos de fazê-lo.

Quando questionados sobre os três principais entraves que enfrentam para implantar o marketing interativo em suas instituições, 55% dos entrevistados afirmaram ser a estrutura organizacional, a cultura corporativa e as políticas internas não adequadas. Outros 50% citaram disparidades de dados e sistemas. Falta de profissionais qualificados na empresa, falta de orçamento adequado e dificuldade de trabalhar com o setor de TI foram citados por 33%.

No topo da lista de ferramentas a serem adotadas pelos profissionais do marketing ano que vem estão as de monitoramento de mídias sociais, com 26%. Dentre elas, se destacam tecnologias que ajudam os comerciantes a otimizarem as relações com seus clientes seguidores, incluindo canais de gestão interativa, otimização de contato e alvos segmentados.

O Web Analytics e o email são as ferramentas com maior percentual de implantação dos profissionais do marketing, seguido do gerenciamento de conteúdo da web, gerenciamento de campanhas e e-commerce, todas elas com uma taxa de implantação de mais de 50%. Mas a Unica ressalta que o grau de sofisticação do uso de tais ferramentas varia bastante.

87% dos comerciantes concordam com a afirmação de que “O marketing de software é muito simples e lhe faltam importantes ferramentas. Como resultado, necessita-se de um conjunto de aplicativos mais completo e integrado aos softwares de marketing a fim de melhorar a sua eficácia”.

Dentre estes, 62% concordam parcialmente com a afirmação, enquanto outros 25% concordam fortemente. Dos 13% que discordam 8% afirmam que o fazem apenas em parte.

Segundo outro estudo, medição, análise e aprendizagem são para 57% dos profissionais norte-americanos e europeus entrevistados o gargalo a ser enfrentado que mais afeta os comerciantes.

FONTE: http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/seis-em-cada-10-marketeiros-dos-eua-realizam-marketing-interativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário