segunda-feira, 11 de julho de 2011

IVC lança servido de auditoria Web

O IVC (Instituto Verificador de Circulação) lançou hoje através de um Webcast, o serviço de Auditoria Web. Este serviço tem por objetivo certificar os números de tráfego mensurados pelas principais ferramentas do mercado: Google Analytics, Predicta, Certifica, Ominiture e WebTrends.

Esta auditoria será realizada em sites de conteúdo que comercializam publicidade em seus canais, trazendo assim maior transparência e segurança as agências e anunciantes, uma evolução importantíssima para web.

Abaixo compilei as principais perguntas e respostas comentadas durante o Webcast de lançamento, é uma transcrição resumida do que foi dito, então pode ter algum erro gramatical.

Quais ferramentas serão auditadas?
Google Analytics, Predicta, Certifica, Ominiture, WebTrends

Com que periodicidade nós das agencias de propaganda teremos as informações dos sites auditados?
Periodicidade que o IVC já trata as informações, mensal. Já vão informar os dados de Julho.

Quanto vai custar?
Depende, vai custar barato. Dentro do site do IVC será visto a tabela, vai depender do número de Pageviews do site. Um site pequeno (até 5mm de pageviews), taxa de filiação de R$ 300 e reembolso de horas de auditoria, entre 1 ou 2 , custo mensal menor que R$ 500.

Como faço para ter o site auditado?
Ver no site do IVC como fazer a afiliação. Precisa ter uma ferramenta de WA que o IVC já tenha auditado.

Porque a opção pelas métricas de Unique Browsers e Page Impressios, como foi definida?
O mercado que definiu, vão adicionar mais métricas aos poucos, porém elas devem ser auditadas antes. Para início serão estas.

Quantos e Quais sites serão auditados ?
Estão começando com 8 sites que já foram auditados e tem vários outros que estão no processo de filiação (mais de 30 sites interessados).

Será necessária a instalação de tags ou scripts adicionais para mensurar esses dados ?
No Google Analytics é uma customização simples na tag, dois parâmetros, e o IVC fornecerá a documentação para que a equipe Web faça estas alterações. Nas demais ferramentas não são necessárias alterações.

Sites em Flash podem ser auditados ?
Sim, mas por enquanto não serão auditados sites totalmente em flash e em Ajax. Porém na Inglaterra já existe este conhecimento.

Como serão as auditorias? Os auditores estarão na empresa ou será feito remotamente?
Serão feitas remotamente.

Serão auditados apenas sites de conteúdo ou lojas on-line também entram na auditoria?
Se existe publicidade, se existe tabela de preços para ser comercializada. Sim.

Quanto custa para incluir os dados de um portal e quanto custará para ter os dados de todos os websites filiados?
Todos os usuários do IVC terão acesso a estas informações na categoria de Agencia / Anunciante ou Associados.

Como as agências serão beneficiadas e como terão acesso aos dados?
Os usuários entram na extranet e tem acesso a estas informaçõe

As informações também poderão ser filtradas por dia da semana?
Sim, o relatório certificado já é quebrado por dia e consolidado do mês.

Teremos a opção de compararmos sites e segmentos?
A informação será quebrada por categoria / região (canais).

Como é a estrutura que o IVC montou para oferecer a auditoria?
Parte de RH, João Torres que liderou este desenvolvimento e analistas. Investimento em tecnologia, servidores e máquinas dedicadas para este processo.

Existe a possibilidade de degustação da ferramenta?
Existe. Neste primeiros meses vamos colocar os dados que ficarão restritos na área aberta do site do IVC.

No caso de acesso controlado (login e senha), o cargo e área de atuação dos leitores serão auditados?
Sim.

Qual foi o investimento do IVC nesta nova ferramenta?
Mais de R$ 100 mil nos dois últimos anos.

Já está disponível o manual de normas técnicas para que possamos analisá-lo?
No site ainda não, mas já com os parceiros, em breve estará para todos os parceiros.

Pode se pagar apenas para ter as informações, sem ser auditado?
Existem 4 categorias: Veículos, Anunciantes, Agências e Assinantes.

Qual a diferença entre este serviço e os chamados adservers, como o gratuito OpenX ou o Google Ad Manager?
A diferença é fundamental, ele está medindo qual foi a entrega. O IVC audita quantos Unique Users / PageViews tiveram nos sites auditados, independente se seu anuncio estava ou não aparecendo. O IVC vai auditar a quantidade total de entrega do site.

E os sites em Ajax, em que as páginas praticamente não existem. Como calcular pages views?
Nestes casos as métricas são específicas e a forma de mensurar também. Ao passo que estas tecnologias forem utilizadas com maior freqüência pelos veículos podemos importar este conhecimento do IVC Britânico que já detém esta tecnologia.

Fonte: http://bastidoresweb.com/2009/08/ivc-lanca-servido-de-auditoria-web/

Nenhum comentário:

Postar um comentário