domingo, 17 de julho de 2011

O Marketing Pessoal e as principais Mídias Sociais

É inevitável que alguém presente nas diversas mídias digitais atuais não seja, uma hora ou outra, procurado pelo recrutador, amigo, colega, empresa ou quem quer que esteja interessado em você, por qualquer motivo.

Isso acontece porque com a disseminação do uso de redes sociais online, cada vez mais as pessoas compartilham suas informações pessoais e profissionais nesses ambientes. O que é muito bom, se usado corretamente. Dessa forma, os profissionais devem cada vez mais prestar atenção nas informações que divulgam online e usar essas mídias digitais como aliadas estratégicas em suas profissões.

Pensando em Marketing Pessoal, o ambiente digital hoje é o investimento gratuito que qualquer pessoa conectada pode usufruir, procurando obter o melhor resultado profissional.

O currículo já é online. A maior rede social com o intuito de expor o indivíduo profissionalmente, o LinkedIn, já é analisado por diversas empresas, e o profissional pode destacar todas as atividades que desenvolveu ao longo da sua trajetória profissional. Essa rede é uma excelente forma de alavancar vínculos profissionais e também demonstrar a capacidade do indivíduo de se relacionar no mundo particular e profissional.

O seu dia a dia. Expor sua rotina e ao mesmo tempo indicar matérias que estão dentro da sua profissão para outras pessoas, que se dispõe a lhe seguir, são características do Twitter, outra rede social. A integração com a informação é realizada de forma simultânea, basta alguém clicar em uma matéria que milhares de outras pessoas podem ler ao mesmo tempo seu conteúdo. É nessa rede digital que o indivíduo pode adicionar suas atividades de interesse, compartilhar pensamentos e conhecimentos, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, ficar mais sabido, atender clientes e vender produtos, interagindo com grupos que têm o mesmo interesse.

Interações pessoais. Compartilhar fotos, reencontrar velhos amigos e fazer novos, compartilhando e curtindo conteúdos diversos é o papel do Facebook. Com um perfil mais social do que profissional, essa rede digital vem credenciando milhões de pessoas ao longo dos dias. É um fenômeno virtual. E esse momento é estratégico para o indivíduo que quer ganhar destaque no seu Marketing Pessoal. Curtir, compartilhar e discutir conteúdos que se relacionam ao objetivo profissional faz com que outras pessoas identifiquem o indivíduo como referência em determinado assunto, lembrando de indicá-lo quando necessário.

Seu próprio conteúdo. As redes sociais abordadas até agora falam mais do compartilhamento de conteúdos do que a própria criação, por isso os Blogs e Sites Pessoais podem ser fundamentais para esta abordagem. Escrever artigos, reunir informações sobre determinado assunto, divulgar seu portfólio e oferecer seus serviços, embasados à sua experiência, são alguns dos objetivos dessas redes sociais. Caso ainda não tenha criado uma delas, comece já, e depois compartilhe os conteúdos em suas redes de relacionamento, contidas nas outras mídias sociais.

O interessante é não esquecer de que o que for exposto no mundo digital deve ser coerente ao realizado no mundo real. O indivíduo tem muitas formas de promover sua profissão e divulgar suas principais realizações, mas também pode comprometer sua imagem, expor sua privacidade e estar ligado a declarações sujeitas a processos legais.

O perfil em cada mídia social representa uma continuação da vida do indivíduo e não outra vida. Devem-se separar os âmbitos privado e público, com um esforço ainda maior no mundo virtual, já que esse ambiente geralmente é público. Essa separação é fundamental para a construção da imagem e o sucesso do Marketing Pessoal.


Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-marketing-pessoal-e-as-principais-midias-sociais/56659/

Nenhum comentário:

Postar um comentário