Isso acontece porque com a disseminação do uso de redes sociais online, cada vez mais as pessoas compartilham suas informações pessoais e profissionais nesses ambientes. O que é muito bom, se usado corretamente. Dessa forma, os profissionais devem cada vez mais prestar atenção nas informações que divulgam online e usar essas mídias digitais como aliadas estratégicas em suas profissões.
Pensando em Marketing Pessoal, o ambiente digital hoje é o investimento gratuito que qualquer pessoa conectada pode usufruir, procurando obter o melhor resultado profissional.
O currículo já é online. A maior rede social com o intuito de expor o indivíduo profissionalmente, o LinkedIn, já é analisado por diversas empresas, e o profissional pode destacar todas as atividades que desenvolveu ao longo da sua trajetória profissional. Essa rede é uma excelente forma de alavancar vínculos profissionais e também demonstrar a capacidade do indivíduo de se relacionar no mundo particular e profissional.
O seu dia a dia. Expor sua rotina e ao mesmo tempo indicar matérias que estão dentro da sua profissão para outras pessoas, que se dispõe a lhe seguir, são características do Twitter, outra rede social. A integração com a informação é realizada de forma simultânea, basta alguém clicar em uma matéria que milhares de outras pessoas podem ler ao mesmo tempo seu conteúdo. É nessa rede digital que o indivíduo pode adicionar suas atividades de interesse, compartilhar pensamentos e conhecimentos, comunicar ideias, fazer contatos profissionais, contratar pessoas, ficar mais sabido, atender clientes e vender produtos, interagindo com grupos que têm o mesmo interesse.
Interações pessoais. Compartilhar fotos, reencontrar velhos amigos e fazer novos, compartilhando e curtindo conteúdos diversos é o papel do Facebook. Com um perfil mais social do que profissional, essa rede digital vem credenciando milhões de pessoas ao longo dos dias. É um fenômeno virtual. E esse momento é estratégico para o indivíduo que quer ganhar destaque no seu Marketing Pessoal. Curtir, compartilhar e discutir conteúdos que se relacionam ao objetivo profissional faz com que outras pessoas identifiquem o indivíduo como referência em determinado assunto, lembrando de indicá-lo quando necessário.
Seu próprio conteúdo. As redes sociais abordadas até agora falam mais do compartilhamento de conteúdos do que a própria criação, por isso os Blogs e Sites Pessoais podem ser fundamentais para esta abordagem. Escrever artigos, reunir informações sobre determinado assunto, divulgar seu portfólio e oferecer seus serviços, embasados à sua experiência, são alguns dos objetivos dessas redes sociais. Caso ainda não tenha criado uma delas, comece já, e depois compartilhe os conteúdos em suas redes de relacionamento, contidas nas outras mídias sociais.
O interessante é não esquecer de que o que for exposto no mundo digital deve ser coerente ao realizado no mundo real. O indivíduo tem muitas formas de promover sua profissão e divulgar suas principais realizações, mas também pode comprometer sua imagem, expor sua privacidade e estar ligado a declarações sujeitas a processos legais.
O perfil em cada mídia social representa uma continuação da vida do indivíduo e não outra vida. Devem-se separar os âmbitos privado e público, com um esforço ainda maior no mundo virtual, já que esse ambiente geralmente é público. Essa separação é fundamental para a construção da imagem e o sucesso do Marketing Pessoal.
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