Uma nova tendência foi apresentada no resultado da pesquisa WebShoppers 2008 promovido pelo e-Bit. Além dos bons resultados do e-commerce em 2008 e seu vertiginoso crescimento anual, o principal fator apresentado foi uma mudança no market share online.
A cada dia surgem mais lojas virtuais verticalizadas, especializadas em um nicho específico trazendo assim mais variedade e naturalmente preço para o consumidor. Esta tendência acabou por tirar parte do share de muitos varejões consagrados e isso só tende a crescer.
Porém um grande desafio começa muito antes destas lojas receberem seu primeiro clique: A escolha da plataforma certa.
Por falta de orçamento para investir em uma boa plataforma ou por falta de conhecimento do mercado virtual - já que grande parte delas são lojas físicas que estão estendendo sua atuação para Internet - o fato é que esta mudança de percurso acaba por prejudicar:
- Os clientes que estão acostumados com o layout e deverão “reaprender” a utilizá-lo.
- A indexação das páginas nos buscadores, já que geralmente a mudança de plataforma afeta também as URLs dos produtos.
- As campanhas de Links Patrocinados, pois normalmente é necessário realizar uma grande reestruturação na conta devido a nova estrutura da loja, o que pode prejudicar o Índice de Qualidade.
- E claro, o próprio lojista que deverá recadastrar todos os produtos, treinar equipe, se habituar a nova plataforma além de gerar um custo bem considerável.
Por estas e outras questões não listadas, o ideal mesmo é ter paciência e cautela ao escolher uma plataforma de e-commerce ANTES de começar qualquer ação online. As opções são muitas, de R$ 1.000 à R$ 1.000.000 e até mesmo algumas gratuítas, o importante é você checar se alguns recursos básicos estão disponíveis.
O checklist abaixo é apenas o básico que uma loja deve ter e naturalmente deve ser acrescentada de outros requisitos de acordo com sua área de atuação:
Do ponto de vista do usuário, a plataforma …
- Oferece multiplos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência, …) ?
- Oferece sistema automático de cálculo de frete ?
- Possuí um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga ?
- Possuí um layout limpo, rápido e de fácil navegação ?
- Possuí um bom sistema para visualização de fotos com variedade e zoom ?
- Oferece sistema de cupom de desconto ?
Do ponto de vista do lojista, a plataforma …
- É compatível com a instalação de scripts adicionais como Google Analytics e Google Adwords ?
- É otimizada para sites de busca ou tem o código flexível para ser otimizado no futuro ?
- É compatível com soluções de segurança como site seguro, site blindado, certificados SSL, etc ?
- Possuí ferramenta para criar promoções para um canal / parceiro específico ?
- Possuí variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia, etc ?
[ ATUALIZAÇÃO: Após quase 3 anos da publicação deste Post, meu grande amigo Erick Formaggio sugeriu uma atualização bem pertinente que publico aqui ]
Do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), a plataforma:
- Permite personalização de URLS ou no mínimo URLs amigáveis, sem parâmetros?
- Permite inserir meta informações (description e keywords), amigáveis?
- Na parte das categorias de produtos, tem possibilidade de inserir blocos de texto?
- Permite fazer redirecionamentos diretamente no servidor?
E principalmente, ela é flexível para receber modificações necessárias conforme a loja for crescendo ?
Neste sentido, conversei com Luciano Iwamoto, da loja O que Comprar, que está passando justamente por esta fase: “Os lojistas que estão começando normalmente acabam dando preferência a plataformas baratas, mas que ao mesmo tempo são limitadas” - e aconselha - “Se tivesse conhecimento técnico e uma consultoria que me ajudasse nessa escolha quando comecei, teria optado por fazer um planejamento a longo prazo e começaria com uma plataforma mais completa. A mudança de plataforma no meio do caminho é muito desgastante”.
É necessário entender que o mercado de Internet é totalmente diferente do mercado “real”, que conhecer o produto e sua área de atuação não é garantia de sucesso na Internet e que este conhecimento deve estar aliado a vários outros específicos para o mercado virtual. Por isso, leia, pesquise e procure por consultorias e empresas especializadas que vão poder transformar o seu know-how do produto em sucesso na Internet.
Fonte: http://bastidoresweb.com/2009/04/como-escolher-uma-plataforma-de-e-commerce/
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