quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ferramentas de marketing são estratégicas para o e-commerce

Conhecer o perfil do consumidor é a estratégia que traz mais resultados aos empreendedores de lojas virtuais, simplesmente porque oferecer o produto certo para cada grupo de pessoas pode alavancar os números da taxa de conversão.

No Brasil, a média considerada ideal é baixa (fica entre 2% e 3%). Ainda assim, a maioria das empresas fica longe de alcançar esse resultado, que em contrapartida outras conseguem superar, com louvor. O que as faz diferentes das outras é um trabalho intenso de marketing em vendas, executado com a ajuda de ferramentas inteligentes que nem todas as plataformas oferecem.

Manter uma base ativa de clientes cadastrados no CRM da loja virtual facilita o mapeamento dos hábitos de compra, dos últimos produtos adquiridos por cada cliente. Com essa informação, mais acertadamente chamada de munição, fica mais simples atingir em cheio nos desejos dos e-consumidores, com promoções atraentes e até mesmo como um e-mail marketing, que pode ser de remarketing.


A técnica consiste em direcionar o esforço para conquistar aquele cliente que visitou a página da loja virtual, escolheu o produto, o incluiu no carrinho de compras e, ao contrário do fechamento esperado, abandona a compra na metade do caminho. Vários motivos podem ter influenciado na decisão deste cliente, o frete é um dos mais alegados para justificar a desistência. Com campanhas eficientes de remarketing, a taxa de recuperação no e-commerce quase ultrapassa os 20%, de acordo com uma pesquisa da SeeWhy Research.


Cross e Up Selling

Ferramentas de vendas também estimulam o consumidor a comprar mais e com satisfação. Up Selling é uma dessas estratégias que impactam nas vendas pela internet – também é utilizada nos varejos tradicionais. Funciona como um sistema de sugestões, neste caso, para adicionar algo ao produto escolhido. A customização é um bom exemplo para a prática da ferramenta.


Com o Cross Selling, o esforço está direcionado em encontrar o melhor produto que complemente aquele o e-consumidor pretende adquirir. Por exemplo, uma mulher que visita a página de detalhes de um depilador receberá como sugestão a compra de mais um item relacionado, como um creme hidrante para as pernas. “Ferramentas que coloquem em prática essas duas estratégias dão a oportunidade ao cliente de encontrar um produto e junto com ele mais outros que são também ideais ou que complementem o que precisa, às vezes por um preço menor do que na compra separada de cada item. Mas é preciso ter cuidado na escolha da plataforma, porque nem todas vão oferecer os sistemas”, afirma Marcelo F. Silva, gerente de marketing da JET Tecnologia em Comércio Eletrônico.

Fonte; http://www.blogdoecommerce.com.br/ferramentas-marketing-estrategicas-ecommerce/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário