sábado, 20 de agosto de 2011

8 conselhos para quando for cobrir um evento usando redes sociais


Participar de eventos apenas não é mais interessante para uma geração que gera conteúdo. Com eventos surgindo a todo instante e contando com a presença de profissionais reconhecidos e gabaritados é quase que irresistível não se aventurar tentando fazer a cobertura do encontro, seja através do Twitter, seja através do Facebook, ou em blogs.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem lhe ajudar bastante nessa tarefa:

  1. Planeje. Traçar objetivos (seguidores, relevância, amigos, projeção do nome), listar recursos (notebook, pen drive, caderno), escolher a estratégia (Twitter das principais informações, texto para o blog) são fundamentais para que a transmissão do conteúdo seja interessante;
  2. Programa-se! Chegar com antecedência e avisar seu público antecipadamente sobre a cobertura demostra que além de organizado, você se programou para o evento. Informe-se se haverá internet wi-fi. Esse dado faz toda a diferença;
  3. Acomode-se bem! Escolha um bom lugar, perto das laterais, pois é onde existem tomadas para carregar notebooks, celulares, etc, além de, geralmente, permitirem uma boa visão do palco;
  4. Hoje em dia, todo evento tem uma hashtag, por isso não esqueça de utilizá-la. Além de contextualizar seu leitor, trará a atenção de pessoas que estejam monitorando o evento;
  5. Sempre que possível, twitte depois da hashtag do evento o Twitter do participante (#evento @elizabethcunha nonononon), pois além reconhecer a autoria, permite ao palestrante saber quem é você. Se conseguir colocar o assunto também, fica ainda melhor: (#eventox @elizabethcunha REDES SOCIAIS nonononon);
  6. Evite twittar ou postar frases de efeito que fora do contexto não têm sentido. Prefira conceitos que possam ser resumidos em poucas palavras, ou que sigam uma linha de raciocíonio ou, ainda, poste o link sobre o assunto;
  7. É sempre interessante postar ou twittar assuntos relacionados, como links com sites mencionados, vídeos e apresentações;
  8. O evento não termina no encerramento. Após o evento os palestrantes costumam compartilhar o material exposto, em geral no Slideshare. Não esqueça de compartilhar também.
Além de ser uma boa forma de se atualizar e se abastecer de conteúdo, mostra seu foco em determinado assunto ou segmento e lhe ajuda bastante a conseguir relevância, seguidores, RT. Mas não esqueça: bom senso é fundamental. Um grande abraço e um dia repleto de sucessos!

Por Elizabeth Cunha, coordenadora de marketing da Conect e coordenadora de comunicação institucional do Centro Espírita Casa do Perdão. Faz parte do Clube do Café. @elizabethcunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário