sábado, 20 de agosto de 2011

0s 10 mandamentos para você NÃO usar mídias sociais





por Cleyton Carlos Torres, no Outrolado

Há inúmeros artigos que trazem bons motivos para que você e sua empresa adotem as redes e mídias sociais, mas aqui vão 10 bons motivos para você não entrar nessa mídias.

Uma coisa é fato: se você não sabe fazer algo, simplesmente não faça! É muito melhor não fazer do que realizar determinada tarefa de maneira transtornada! Nem a tudo se aplica a teoria de que "você pelo menos tentou em vez de só ficar olhando". No digimundo, principalmente no digimundo empresarial, se você não sabe fazer, chame quem sabe!

Você certamente tem visto que há um número cada vez mais crescente de empresas - grandes e pequenas - que estão entrando no mundo das redes e mídias sociais. Porém, mídias sociais não são apenas canais de gesticulação de mensagens promocionais. Trata-se de relação e compromisso envolvendo o que há de mais importante para sua empresa: as pessoas.

Ter um perfil no Twitter ou no Facebbok, apenas, não é estar nas mídias sociais. Aliás, não é nem uma garantia de que isso funcione de algum jeito positivo. Fazer uma manutenção periódica ou, quiçá, até mesmo diária, não significa que você irá ter milhares de seguidores que estão dispostos a amplificar sua filosofia empresarial.

Se a sua empresa não está prepara para aderir as redes sociais, simplesmente não faça isso! Muito pior do que não estar visível para centenas de milhares de possíveis consumidores é estar extremamente exposto a essas centenas de milhares de pessoas de forma errônea e negativa.

Abaixo listei 10 razões para você se pergunte e analise se está ou não preparado para entrar de cabeça nesse mundo. Mas lembre-se: se não estiver pronto, não entre!

1. Você não sabe nem quais são os seus objetivos

Você está tão afoito para entrar de vez nessas novas tecnologias que esqueceu até o básico: não sabe nem quais são seus objetivos para com a empresa. Se não sabe, vai fazer o que com as mídias sociais?

2. Você não tem ideia ou não tem caixa para investimentos

Mídias sociais são geralmente gratuitas para se entrar. Porém são extremamente onerosas para se manter um trabalho sério e constante, além do fato de que um acontecimento negativo atrairia centenas de milhares de pontos negativos para sua empresa.

3. Você não sabe medir seus próprios impactos e resultados

Eu sempre digo: se você não consegue medir até onde vão seus tentáculos empresariais nas redes sociais, você tem um problema: certamente você não conseguirá controlá-los. Porém se você consegue medí-los com certa facilidade, você tem um problema maior ainda: seus impactos são tão pífios que consegue fazer métricas com qualquer ferramenta da web.

4. Você não conhece o seu público-alvo

Você não tem noção da dimensão ou dos possíveis clientes que a sua empresa perde por não saber onde está seu público-alvo. Se não sabe, vai fazer o que com as mídias sociais? Anunciar produtos específicos para uma classe social em outra? Mídias sociais são quase infinitas, mas algumas regrinhas são as mesmas: público-alvo é público-alvo; você os conquista. Alvo no público é alvo no público; você os afasta.

5. Você não sabe quais ferramentas deve usar

Você quer entrar no mundo das mídias sociais mas não sabe nem por qual porta entrará. Aliás, quer entrar pela janela do vizinho. Nem sempre a grama do vizinho é mais verde só porque ele usa mídias sociais. Não saber quais ferramentas usar ou não ter ideia de como usá-las é pior do que não saber qual é o seu público-alvo: é jogar um alvo no público 2 vezes seguidas.
6. Você não tem tempo para gerar conteúdo

Você mal tem tempo para administrar fisicamente a sua corporação, então como você pretende gerar conteúdo na web? Abrir perfis e não gerenciá-los é pior do que não possuir conta alguma nas mídias sociais.

7. Você não sabe ou não tem uma mensagem clara

Já disse várias vezes: pior do que não fazer, é fazer errado! Se você mesmo não compreende quais são os pontos em que a sua empresa se estrutura e se fundamenta, colocar tal vazio na amplificação das redes sociais é dar um tiro no pé. Espalhar uma mensagem vazia que demonstra que nem mesmo a sua empresa está segura do que quer ou do que faz, é transmitir a todos uma única mensagem clara: não temos mensagem nenhuma!

8. Você não sabe como lidar com uma crise de mídia social

Depois do caso Greenpeace vs Nestlé, você realmente teria coragem de cair em um buraco onde não conseguiria sair? Ou pior: cair em um buraco onde você mesmo cavasse mais fundo!

9. Você não sabe se usa seu nome ou o da empresa

Você é um analista de mídias sociais? Então você deve ter 3 coisas claras em mente. A primeira é que você deve saber mais do que ninguém gerenciar e manter redes sociais, mas deve ter consciência de que os internautas sempre irão saber mais do que você. A segunda coisa é conhecer a empresa. Saiba para quem você trabalha para você poder trabalhar para ela. A terceira coisa é saber se você fala em nome próprio ou em nome da empresa. Você está realmente preparado para assumir a patente "falo em nome da empresa tal"? E caso o analista de mídias sociais faça besteira, quem paga o pato? Quem paga o pato é o analista da empresa tal, ou seja, a empresa sempre será prejudicada por erros de funcionários que falam em seu nome. Fale em nome da empresa com moderação!

10. Você não sabe o que quer com as mídias sociais

Depois de perguntar a você mesmo todos os passos anteriores, é necessário questionar quais os fundamentos que te baseiam para seguir em frente com a adesão de mídias sociais. A questão é: eu quero implantar a política de redes sociais na minha empresa porque ... Não importa se você levou 1 ou 10 minutos para responder. Você já deve ter claro o porque antes mesmo de ler todos esses passos e se perguntar isso.

Abraço a todos!

* por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro. Pós-graduando em História, também é pós-graduado em Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing. É pesquisador de novas tecnologias, web 2.0, comunicação, mídia e jornalismo digital. É editor do Blog Mídia8!

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