quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como criar um site de compras coletivas?

Crie um site de compras coletivas


Como você pode criar um site de compras coletivas - Montar site de descontosOs sites de compra coletiva são a febre do momento e você pode aproveitar este boom e ganhar dinheiro em sua cidade ou bairro porque o ponto forte deste tipo de negócio é a proximidade geográfica, ou seja, atuação regionalizada. Todo mundo se pergunta sobre comocriar um site de compras coletivas, mais poucos procuram estabelecer regras básicas para a montagem de um site de descontos. Você tem duas opções, ou faz um curso sobre criação de sites de compras coletivas ou então reune o máximo possível de informações a respeito do assunto.

Um segredo que conto para quem quiser saber é que o sistema usado para criar o seu site é de extrema importância, vejamos:

1. Não pode ser pirata (sistema legalizado evita problemas com a lei – art. 184 do Código Penal)
2. Deve possuir um layout limpo e moderno
3. Deve possuir integração com PagSeguro para você receber pagamentos online
4. Deve estar totalmente traduzido para o português (para não causar má impressão aos visitantes)
5. Deve estar hospedado num servidor de qualidade (são sistemas pesados que exigem muito processamento do servidor)
6. Deve ser constantemente atualizado para que sejam adicionadas novas funções
7. Deve ser preparado para SEO (otimização de sites), caso contrário, você estará fora das pesquisas do Google
8. Deve utilizar uma plataforma com muito material de apoio disponível
9. Deve ser feito numa plataforma segura e moderna e em contínuo aperfeiçoamento
10. Deve dispor de muitos profissionais habilitados a prestar suporte

Esses são uma espécie de “Dez Mandamentos para Criar um Site de Compra Coletiva” que eleborei de acordo com minha experiência de desenvolvedor em mais de seis anos na área.

Agora, eu vou apresentar um sistema que cumpre os dez pré-requisitos citados acima. Trata-se do Clipper, o novo tema para WordPress da AppThemes. Mas para você entender, vou explicar abaixo cada um dos requisitos.

Não pode ser pirata

Ao contrário do quê muita gente pensa, um sistema legalizado em seu site tem muitas vantagens, não só de lhe deixar tranquilo perante a lei, mas também dá acesso às atualizações e suporte do fabricante.

Deve possuir um layout limpo e moderno

De nada adianta colocar um site no ar hoje em dia se a aparência não for moderna e o carregamento das páginas rápido. Você simplesmente não consegue passar uma imagem de profissionalismo se o seu site parecer improvisado ou ultrapassado.

Deve possuir integração com PagSeguro para você receber pagamentos online

O PagSeguro se popularizou de tal forma que as pessoas já conhecem e confiam porque inúmeros sites já o utilizam. Para você que está começando um negócio é melhor receber os seus pagamentos através dele do quê investir mais dinheiro em uma solução própria que fatalmente enfrentará a desconfiança dos clientes em relação à segurança.

Deve estar totalmente traduzido para o português

Existe uma verdade universal. Os sistemas são criados em inglês e são exportados para cá. Portanto, o que diferencia um sistema em relação ao outro neste quesito é a facilidade para aplicar uma tradução de forma prática e rápida.

Deve estar hospedado num servidor de qualidade

Um site de compra coletiva roda um aplicativo pesado para funcionar, e isto é multiplicado pelo número de usuários que navegam em simultâneo. Por isso, uma hospedagem daquelas baratinhas de 4,90, por exemplo, nem deve ser considerada.

Deve ser constantemente atualizado para que sejam adicionadas novas funções

Este é o mercado do momento na web e por consequência, muitas novidades surgirão a cada dia e o seu sistema deve ter um fabricante trabalhando continuamente para criar atualizações e implementar melhorias, além da correção de eventuais bugs.

Deve ser preparado para SEO (otimização de sites), caso contrário, você estará fora das pesquisas do Google

O Clipper utiliza como base o WordPress, um dos sistemas CMS (content management system) mas avançados quando o assunto é otimização SEO – Search Engine Optimization. Sendo assim, você não precisa pagar milhares de reais para uma empresa otimizar seu site depois de pronto. Basta caprichar nos títulos das ofertas e acrescentar palavras-chaves (tags) que o WordPress fará o serviço.

Deve utilizar uma plataforma com muito material de apoio disponível

Estou neste caso, falando do WordPress, que conta com um sem número de tutoriais em texto e em video na internet. Isso significa dizer que qualquer dúvida que você tiver, poderá esclarecê-la facilmente. Dá até pra se tornar um especialista em WordPress com o material que existe gratuitamente na web.

Deve ser feito numa plataforma segura e moderna e em contínuo aperfeiçoamento

Mais uma vez falo de WordPress. Essa é a segurança de futuro que você precisa para criar seu site de compras coletivassabendo que não ficará com uma ferramenta ultrapassada e obsoleta nas mãos vendo os concorrentes crescerem e lucrarem.

Deve dispor de muitos profissionais habilitados a prestar suporte

O WordPress possui um verdadeiro exército de profissionais capacitados a lhe prestar um suporte de qualidade e implementar ferramentas. Você não vai ficar preso com o desenvolvedor que criar o seu site porque existem muitas outras pessoas capazes de fazer manutenção em sites baseados em WordPress.

Concluindo

O Clipper ainda não foi lançado e está previsto para dezembro. Mas com certeza será um divisor de águas na criação de sites de compras coletivas.

Fonte: Brasil PHP

Fonte: http://www.blogdoecommerce.com.br/criar-site-compras-coletivas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário