sábado, 20 de agosto de 2011

Coisas que as mídias sociais não podem fazer




Apesar dos inúmeros benefícios que a mídia social pode trazer para uma empresa ou um indivíduo, há muitos equívocos sobre o que pode e o que não pode realizar. Muito frequentemente, expectativas irrealistas podem conduzir à decepção. Sabendo o que a mídia social não pode fazer tornará mais fácil aproveitar o poder do que ele pode realizar ou alcançar. Meios de comunicação social não podem:

1. Substituir uma estratégia de marketing

Mídia social é poderoso, mas não é um substituto de uma estratégia de marketing. Estratégias de marketing eficazes podem e devem incorporar elementos de mídia social. No entanto, apenas lançar uma conta no Facebook ou uma página no StumbleUpon não é o suficiente.

2. Entregar sucesso instantâneo

Criar uma conta no Twitter e esperar, em poucos tweets, ter vários seguidores é irreal e altamente improvável. Mídia social é uma maratona, não uma corrida e é preciso tempo para cultivar uma presença e seguidores. Seja paciente com as mídias sociais e você será generosamente recompensado em troca.

3. Influência garantida

Só porque você acredita que a sua empresa, produto ou serviço pode ser o líder acima de todos, não significa que os outros irão. A mídia social é uma selva e leva um guia experiente para navegar na paisagem. Mas mesmo os mais experientes consultores de mídia social não pode gerar um interesse se as massas não se importam.

4. Não é possível salvar um navio afundando

Se uma marca ou empresa está afundando, implementando uma campanha de mídia social não vai fazer muita diferença na reparação do dano. Lembre-se, transparência é fundamental com as mídias sociais. Negligenciar a abertura honesta com seu público pode, permanentemente, manchar sua reputação.

5. Ser da responsabilidade de uma pessoa

Quando uma empresa se envolve com a mídia social, cada funcionário passa a ser o embaixador da companhia de mídia social. Cabe a todos promover a marca, não apenas o consultor de mídia social. O relacionamento nas redes sociais podem aumentar consideravelmente os esforços de mídia social e é importante para reforçar as iniciativas de engajamento de maneira positiva e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário