quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Pacotão de segurança: internet


Outro pacotão de resposta da coluna Segurança Digital, hoje respondendo dúvidas sobre redes de computadores, uso de antivírus e dispositivos USB. Vamos lá!

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Rede com fio é mais estável que redes sem fio, mas muitos elementos podem determinar a velocidade da internet. (Foto: Divulgação)Rede com fio é mais estável que redes sem fio,
mas muitos elementos podem determinar a
velocidade da internet (Foto: Divulgação)

>>> Velocidade de web compartilhada
Compartilho a internet com outro computador em casa, mas a velocidade da internet é maior no outro computador. Como faço para que tenham a mesma velocidade?
Lucas S.M

Muitas coisas podem influenciar a velocidade da internet e, considerando isso, faltam muitas informações para tentar responder sua pergunta. Como esses computadores são conectados? O segundo computador recebe a rede a partir de um switch, de um roteador wi-fi ou a partir de uma placa de rede adicional existente no primeiro computador?

Além disso, também não fica claro como a velocidade foi medida. A conexão com a internet, apesar de aparentemente inativa, pode continuar sendo usada por programas que rodam no plano de fundo, como por exemplo o Windows Update ou a atualização do antivírus. O computador mais veloz estava desligado quando o teste foi realizado? O teste foi realizado da mesma forma nos dois computadores e repetido para determinar a existência real de um problema?

Outra dica é realizar o teste usando sistemas limpos e idênticos nos dois computadores. Isso pode ser feito usando uma distribuição Linux com LiveCD (que inicia o computador a partir do CD-R). Se não houver diferença nesse ambiente, o problema provavelmente está nos programas instalados e no sistema operacional. Se houver diferença, pode ser um problema de rede, como o cabo, ou simplesmente uma questão física, como uma distância muito grande do roteador de internet sem fio.

Internet com fio é normalmente mais rápida que sem fio, especialmente se o computador com acesso sem fio estiver muito distante e o roteador operar em uma potência baixa (observe que alguns roteadores têm configuração de potência configuráveis). Embora a diferença seja pequena em números, elas podem resultar em perdas visíveis na experiência, como na latência de jogos on-line.

No entanto, é mais provável que a lentidão seja causada por erros ou diferenças na medida ou por outras questões do sistema, como atividades de rede em plano de fundo (exemplos são os já citados Windows Update e antivírus).

Antivírus que incluem firewalls podem ficar bastante “chatos” nas configurações que exigem confirmação do usuário para tudo. (Foto: Reprodução)Antivírus que incluem firewalls podem ficar bastante
'chatos' nas configurações que exigem confirmação
do usuário para tudo (Foto: Reprodução)

>>> Antivírus detectando tudo
Tenho o ESET Smart Security versão 4.0.474.0. Ele está encrencado com tudo, inclusive coisas legítimas, no meu computador. Todo programa que eu abro que usa a internet fica parado até eu “permitir” que o antivírus deixe o programa acessar a internet. Se eu atualizo um programa, ele reclama. Ele não me deixa usar alguns jogos, coloca arquivos legítimos em quarentena. Como eu posso configurar o antivírus de modo que ele pare de interferir no uso que eu faço do meu PC? Ou eu terei de desinstalar o antivírus e ficar sem pra poder fazer minhas atividades normalmente?
Bárbara Rocha

Verifique as configurações do Firewall no antivírus. Nas configurações avançadas do Firewall, certifique-se que ele está em modo Automático. O modo interativo irá criar a situação que você descreve – cada programa irá necessitar de uma autorização específica para acessar à internet, o que é, claro, muito inconveniente.

Sobre as detecções de vírus, você não especificou qual o nome da praga digital que o software está detectando. Os vírus considerados “clássicos” são capazes de infectar vários programas e documentos presentes no disco rígido, inclusive os que são legítimos. Esse tipo de vírus é bastante incômodo, mas hoje é bastante raro. Eles ainda existem, no entanto, e por isso pode acontecer que seu computador está infectado com um vírus desse tipo, causando muitas alterações no sistema que fazem o antivírus acreditar (corretamente) que existe algo errado.

Não há problema algum em conectar teclados adicionais em um notebook. (Foto: Divulgação)Não há problema algum em conectar teclados
adicionais em um notebook (Foto: Divulgação)

>>> Outro teclado
Se conectarmos outro teclado no notebook, pode causar algum problema na máquina?
Almi

De forma alguma, desde que seja um teclado de verdade. O que a coluna alertou no passado é a possibilidade de dispositivos USB serem “disfarçados” e atacar o sistema de alguma forma, mas simplesmente conectar um teclado legítimo (como todos disponíveis hoje, já que esses ataques ainda não foram registrados em uso) não irá trazer nenhuma consequência negativa para seu equipamento. Resumindo, pode usar um teclado sem problema algum.

O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui, mas você pode conferir notícias e alertas de segurança todos os dias aqui no G1. Se você tem alguma dúvida, deixe-a na área de comentários, porque toda quarta-feira tem um pacotão para responder as perguntas dos leitores. Até mais!

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na páginahttp://twitter.com/g1seguranca.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário