terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Boas estratégias garantem uma fatia cada vez maior do mercado às Pequenas e Médias.

Em edições anteriores do Tray Informa já falamos a respeito de um crescimento consistente das PME´s e do aumento gradativo da participação das pequenas e médias Lojas Virtuais no faturamento anual do e-commerce brasileiro. Esse movimento continua e o comprometimento dos empresários, cada vez mais preparados, tem garantido o aumento contínuo dos índices.

O cenário do mercado nacional tem acompanhado a tendência mundial. As lojas de menor porte conseguem se especializar em nichos e atender a públicos segmentados, fornecendo mais conteúdo informativo, ao mesmo tempo que prestam um atendimento mais próximo do consumidor.

Apesar dos números positivos, ainda há muito espaço para a pulverização do faturamento doComércio Eletrônico brasileiro. No mercado americano, por exemplo, os três maiores varejistas virtuais concentram cerca de 25% das vendas em todo o país. No Brasil, há poucos anos, o maior grupo de lojas virtuais concentrava aproximadamente 45% de todo o faturamento do mercado.

Estratégias bem definidas são fundamentais para participar desse crescimento. O primeiro passo é a escolha de uma Plataforma consistente e que ofereça ao varejista as condições necessárias de escalabilidade para o crescimento sustentável do negócio. Afinal, é através da Plataforma que outras questões de grande importância como os esforços de publicidade on-line e logística serão administrados.

Outro ponto a favor das Pequenas e Médias é a possibilidade de estar próximo do consumidor, por conta do volume menor de atendimento. Utilizar blogs, redes sociais e todas as ferramentas disponíveis na internet para dialogar com o público alvo da loja pode trazer resultados imediatos para o faturamento da empresa virtual.

Por fim, é preciso que as Lojas Virtuais se apresentem da maneira adequada, independente da dimensão da operação. O Layout é fundamental para transmitir segurança ao consumidor e garantir a conversão das visitas em vendas. Em paralelo, esforços de merchandising devem ser realizados constantemente para que a Loja seja dinâmica e promova com eficiência os produtos vendidos.

Prepare o seu negócio e comece a participar com mais força desse crescimento. A projeção de faturamento do e-commerce para 2010, como já comentado em outras edições do Tray informa, é de R$ 14,3 bilhões. Quanto disso estará nas mãos da sua empresa?

Fonte: Blog da Tray – Notícias, e-commerce e tudo sobre lojas virtuais.

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