terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O básico do e-mail Marketing

Segundo a Wikipédia “e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto”.

O que não é uma mentira, porém acho que resume demais a definição de ferramenta tão eficaz. E-mail marketing é integração, é comunicação raciocinada!

Basicamente, posso citar algumas funcionalidades, como: relacionamento com clientes; geração de tráfego; estímulo à compra; interatividade; mensurabilidade; baixo custo de produção e disparo; altos índices de retorno

Alguns outros fatores fazem do e-mail uma ferramenta de Marketing muito poderosa, por exemplo:

- Objetividade: Ele vai ao íntimo do seu consumidor;

- Interatividade: Permite a decisão do consumidor;

- Mensurabilidade: Podemos metrificar cada ação feita. Nada escapa dos números;

Aos que vão se aventurar, recomendo algumas dicas para a criação de um e-mail marketing politicamente correto.

(Dica 1) Tamanho e dimensão do e-mail marketing:
- HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
- Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
- HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
- Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
- Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.

(Dica 2) Imagens.
- Devem vir em links absolutos e estar hospedadas em um servidor.
- Usar tag ALT. Garanta para quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.

(Dica 3) Links:
- Urls pequenas e intuitivas. É Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123
- Use o target = “_blank”.
- Uso moderado de links. Quanto menos, melhor.

(Dica 4) Tem que ter:
- Link de “caso não visualize” (Cuidado com fonte branca, pois na ausência do background, o seu texto pode dar a impressão que sumiu).
- Link de optout (possibilitar o descadastro também por reply).
- E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.

(Dica 5) Não pode ter:
- Flash;
- JavaScript;
- iframe, ilayer, divs absolutas;
- Vídeo;
- Anexos.

(Dica 6) Formulários:
- Não utilize formulários em um e-mail, prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.

(Dica 7) Conteúdo Pertinente:
- Saiba o motivo que leva o cliente a comprar seu produto;
- Fale diretamente com o cliente;
- Cumpra a promessa. Assunto (Subjetc) honesto;
- Não arrisque, o nome de uma empresa está em jogo.

Bom, não podia deixar de fora o resumo de Boas Maneiras sugerido pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto):

1 – Ética.

2 – Opt in.

3 – Opt out.

4 – Clareza nos termo de aceite.

5 – Tamanho dos arquivos.

6 – Auto-executáveis.

7 – Relevância.

8 – Freqüência.

9 – Política de relacionamento.

Bom, cuidem do mercado, pratiquem as Boas Práticas do e-mail Marketing e ajudem a extinguir o SPAM das nossas caixas de e-mail.

Gustavo Pereira acumula uma enorme bagagem prática: desde 1997, trabalhou em alguns dos sites pioneiros do Brasil, como O Elefante, O Carteiro, Via Global e Central de Desejos. Foi Gerente de Planejamento da Homewebbing, agência especializada em Marketing Digital. Gustavo é especialista em publicidade e planejamento online, campanhas de marketing viral, métricas online, buzz marketing, além de ministrar aulas de Marketing Digital na Pós-graduação de Mídias Digitais do Instituto Infnet. Atualmente é o Gerente da Filial Rio da Dinamize, empresa especializada em softwares de comunicação.

Fonte: http://www.emmbrasil.com/blog/2009/08/o-basico-do-e-mail-marketing/

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