Segundo a Wikipédia “e-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto”.
O que não é uma mentira, porém acho que resume demais a definição de ferramenta tão eficaz. E-mail marketing é integração, é comunicação raciocinada!
Basicamente, posso citar algumas funcionalidades, como: relacionamento com clientes; geração de tráfego; estímulo à compra; interatividade; mensurabilidade; baixo custo de produção e disparo; altos índices de retorno
Alguns outros fatores fazem do e-mail uma ferramenta de Marketing muito poderosa, por exemplo:
- Objetividade: Ele vai ao íntimo do seu consumidor;
- Interatividade: Permite a decisão do consumidor;
- Mensurabilidade: Podemos metrificar cada ação feita. Nada escapa dos números;
Aos que vão se aventurar, recomendo algumas dicas para a criação de um e-mail marketing politicamente correto.
(Dica 1) Tamanho e dimensão do e-mail marketing:
- HTML no máximo: 20kb (preferencialmente 10kb).
- Imagens no máximo: 45kb (preferencialmente 20kb).
- HTML + Imagens: 50kb (preferencialmente 25kb).
- Largura da peça: 450px a 550px (preferencialmente 500px).
- Deixe a altura o menor possível para evitar a rolagem.
(Dica 2) Imagens.
- Devem vir em links absolutos e estar hospedadas em um servidor.
- Usar tag ALT. Garanta para quem não visualiza imagens tenha uma idéia do que estaria ali.
(Dica 3) Links:
- Urls pequenas e intuitivas. É Melhor: www.dominio.com.br/campanha do que www.dominio.com.br/f452005/clientecorp/mpr/123
- Use o target = “_blank”.
- Uso moderado de links. Quanto menos, melhor.
(Dica 4) Tem que ter:
- Link de “caso não visualize” (Cuidado com fonte branca, pois na ausência do background, o seu texto pode dar a impressão que sumiu).
- Link de optout (possibilitar o descadastro também por reply).
- E-mail de resposta válido. Se você envia o e-mail deve possibilitar que a pessoa responda este e-mail.
(Dica 5) Não pode ter:
- Flash;
- JavaScript;
- iframe, ilayer, divs absolutas;
- Vídeo;
- Anexos.
(Dica 6) Formulários:
- Não utilize formulários em um e-mail, prefira um link para ele preencher no seu site o formulário.
(Dica 7) Conteúdo Pertinente:
- Saiba o motivo que leva o cliente a comprar seu produto;
- Fale diretamente com o cliente;
- Cumpra a promessa. Assunto (Subjetc) honesto;
- Não arrisque, o nome de uma empresa está em jogo.
Bom, não podia deixar de fora o resumo de Boas Maneiras sugerido pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto):
1 – Ética.
2 – Opt in.
3 – Opt out.
4 – Clareza nos termo de aceite.
5 – Tamanho dos arquivos.
6 – Auto-executáveis.
7 – Relevância.
8 – Freqüência.
9 – Política de relacionamento.
Bom, cuidem do mercado, pratiquem as Boas Práticas do e-mail Marketing e ajudem a extinguir o SPAM das nossas caixas de e-mail.
Gustavo Pereira acumula uma enorme bagagem prática: desde 1997, trabalhou em alguns dos sites pioneiros do Brasil, como O Elefante, O Carteiro, Via Global e Central de Desejos. Foi Gerente de Planejamento da Homewebbing, agência especializada em Marketing Digital. Gustavo é especialista em publicidade e planejamento online, campanhas de marketing viral, métricas online, buzz marketing, além de ministrar aulas de Marketing Digital na Pós-graduação de Mídias Digitais do Instituto Infnet. Atualmente é o Gerente da Filial Rio da Dinamize, empresa especializada em softwares de comunicação.
Fonte: http://www.emmbrasil.com/blog/2009/08/o-basico-do-e-mail-marketing/
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