terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E-mail Marketing : 7 Erros comuns durante o envio de testes

Por Maximiliano Ferreira, Executivo de contas da Dinamize

O teste é uma importante etapa durante o processo que envolve o envio de email marketing. “Há um custo para os testes ruins”, diz Corey Trent, analista de pesquisa da MarketingExperiments. “Hipóteses baseadas em testes ruins podem lhe custar muito dinheiro e fazer você perder muitos negócios”.

Trent é um membro que realiza testes de email da equipe de pesquisa da MarketingExperiments. Através deste trabalho, ele vê erros, equívocos e simples descuidos que podem inviabilizar uma estratégia de marketing bem-intencionada.

Pedimos à ele para compartilhar seus conselhos para evitar as armadilhas durante os testes, para que possamos atingir o seu objetivo de melhorar o desempenho dos envios de email marketing. Aqui estão sete erros comuns que ele observou:

Erro 1: Não ter uma análise por trás de seus testes.

Em alguns casos, os donos do negócio devem reconhecer que eles não estão prontos para os testes de email marketing, diz Trent. Em particular, diz ele, os pequenos empreendedores não têm processos ou sistemas analíticos para visualizar um perfil completo dos dados – você deve ser capaz de aliar suas métricas de email marketing para os objetivos do seu negócio. Algumas ferramentas como o Google Analytics são capazes de identificar esses dados.

Erro 2: Não segmentar as listas de email marketing para os testes

Muitos comerciantes têm grandes bases de email, mas não sabem muito sobre os registros que estão lá. Nesses casos, eles podem realizar um teste de email marketing usando o seu banco de dados inteiro – e obter resultados insatisfatórios.

“Sem listas segmentadas você não conseguirá bons resultados nos testes”, disse Trent. “Você terá todas essas pessoas que respondem de forma diferente para seus emails, que inclinarão os seus resultados para todos os lados.”

Gaste o tempo que for necessário para segmentar usa base de emails e entenda as diferenças dos segmentos antes de começar os testes. Quanto mais você souber sobre cada segmento dentro do seu banco de dados antes dos testes, mais chances você terá de encontrar as informações mais valiosas ali contidas.

Erro 3: Interromper os testes após um ótimo resultado

A composição de suas listas de email está sempre mudando. Fatores externos tais como a economia, assim como o comportamento dos destinatários da lista e a estratégia de seus concorrentes estão sempre em mudança.

Este estado constante de mudança significa que você deve sempre alterar o formato das mensagens, a disposição, o “call-to-action” e outros elementos de suas mensagens de email marketing para garantir que você está obtendo ótimos resultados em seus testes.

Erro 4: Testes com demasiada frequência

Por outro lado, ao invés de você interromper seus testes no melhor momento de suas campanhas, está o envio demasiado de mensagens para a sua base de emails. Ao encontrar a frequência ideal para o envio de seus emails, analise sobre os testes que deseja executar e o seu impacto. Concentre-se naqueles registros que têm o maior potencial sobre seus objetivos de negócio.

Erro 5: Analisar superficialmente as versões de envio

Hoje em dia, as mensagens de email marketing são tão versáteis que os webdesigners têm uma riqueza de opções para testar: alterações de layout, imagens, fontes, cores, integração com redes sociais e assim por diante.

Mas a capacidade de ajustar esses elementos podem fazer esquecer os webdesigners sobre uma velha prática: testar cada versão da peça.

Pequenas mudanças podem proporcionar resultados surpreendentes, por isso mantenha-os intactos durante os testes.

Erro 6: Sempre testar o mais, ao invés do menos

A pressão para gerar mais envolvimento com a base de emails pode levar os donos do negócio a testar continuamente novos recursos em seus emails: mais imagens, mais botões, links ou mais cor. Adiconar muitos recursos pode confundir seus destinatários, prejudicando na taxa de conversão da sua ação de email marketing.

Ao focar uma mensagem em um único objetivo – como convidando os destinatários a um evento ou gerar vendas dentro de uma categoria de produto específico – você poderá checar se há elementos estranhos que possam distrair os destinatários a realizar o objetivo desejado. Você pode então aquilo que distrai seus destinatários durante o envio da mensagem.

Erro 7: Não seguir as sugestões de seus clientes.

Trent recomenda falar com vendedores para saber o que estamos ouvindo dos clientes. O feedback destas equipes em receber informações de seus clientes sobre seus produtos e serviços – ou por que eles o escolheram para comprar de você – pode lançar ideias para novas linhas de assunto, versões diferentes de peças de email marketing ou produtos específicos.

“Não tenha medo de descer e falar com as pessoas para conseguir algumas boas idéias.”

Marketing Sherpa

Fonte:
http://www.emmbrasil.com/blog/2010/08/e-mail-marketing-7-erros-comuns-durante-o-envio-de-testes/

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