quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Abrigar a "Geração Millennials" é desafio para as empresas de TI


Por IDG News Service / Boston

Eles são 100% digitais e suas relações, abertas e simples; cabe às empresas entenderem isso e oferecerem ambientes de trabalho flexíveis.
Os headhunters afirmam: chegou a hora dos recrutadores de profissionais de TI compreenderem melhor os anseios de uma geração 100% digital: a chamada "Geração Millennials", também conhecida como Geração Y (ou seus integrantes mais jovens).

“Suas prioridades são outras. Eles valorizam outros aspectos no local de trabalho”, afirma o presidente do conselho e CEO da Dice Holdings, Scot Melland, voltada ao abastecimento do mercado de trabalho no segmento de TI. As declarações de Melland confirmam as descobertas feitas pela Pew Research Center. De acordo com a Pew, a geração atual é de pessoas que não veem o uso do Twitter, do Facebook, do YouTube e do Wikipedia com algo inovador. Essas coisas fazem parte do cotidiano deles, de sua vida social e de sua busca pelo sentido das coisas.
Logo em sua abertura, o relatório da Pew afirma que “As diferentes gerações profissionais têm personalidades próprias. A juventude norte-americana que entra na vida adulta junto com o novo milênio começa a forjar sua personalidade de maneira aberta, autoconfiante, expressiva e liberal. Essas características permitem que entrem no mercado de trabalho em um ambiente que começa a sair do vermelho (em função da crise de 2008) com o queixo erguido, sem se abater, diferente da geração anterior”.

Integrantes da Geração Millennials acham completamente normal trabalhar em frente aos seus computadores enquanto visitam diferentes sites de relacionamento e serviços de mensagens instantâneas mais usados normalmente para conversas com familiares e amigos. Também trabalham melhor em ambientes flexíveis, em empresas que não se importam em como o trabalho será feito, contanto que seja bem feito.

Quando trabalham em grupo, os integrantes da Geração Millennials costumam valorizar a sensação de serem ouvidos e perceber que sua opinião conta. Gostam de sentir que fazem parte da história de sucesso de uma empresa e não sendo apenas um acessório. A sensação de contribuir é mais importante que um gordo contra-cheque. Hierarquia é outro termo estranho a eles, Acesso às lideranças da empresa é fundamental.

Matthew Ripaldi, vice-presidente sênior da empresa de recrutamento de profissionais em TI Modis and Ajilon Consulting, descreve esses profissionais como pessoas que estão acostumadas a ter feedback imediato para seus questionamentos. Partem do princípio de que têm direito de acesso aos mais experientes e querem aprender com eles. “Se você criar estruturas organizacionais complicadas espantará esses profissionais”, adverte.

"O segmento de TI é perfeito para esse tipo de profissional", diz O CEO da Focus.com, outra empresa de gestão de RH para TI. "Eles têm grande criatividade, são propensos a trabalhar com agilidade e ambientes que oferecem possibilidade de desenvolvimento lhes são ideais. Pouco apegados e sempre em busca de novos projetos, a geração de Millennials representa um desafio às organizações tradicionais", finaliza.

No Brasil

Das 70 Melhores Empresas de TI e Telecom para trabalhar no Brasil, apontadas pela COMPUTERWORLD, em parceria com p Great Place to Work, a Geração Y já representa uma parcela importante de profissionais: praticamente 1/3 do total de funcionários dessas organizações.

Pesquisa recente realizada pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) revela que 34,5% das companhias instaladas no Brasil criaram planos de carreira específicos para atender jovens da Geração Y. Para reter esses profissionais, 40% delas oferecem jornada flexível, que é um dos requisitos mais buscados por esse perfil na hora de procurar um emprego.

O levantamento foi realizado com 87 gestores de Recursos Humanos de empresas associadas à Amcham, sendo que metade delas com mais de 30% de pessoas da Geração Y. Entre essas, 52,9% relataram que os maiores desafios para lidar com esse perfil de profissional é a falta de motivação para atuação em projetos e tarefas cotidianas. Outras 35,6% apontaram a necessidade de adaptação à hierarquia.

Sobre as vantagens de ter profissionais da Geração Y na equipe, 62,2% das empresas destacaram as ideias e práticas criativas como o mais importante. Elas também mencionaram o fato de esses jovens terem mais domínio sobre o uso de ferramentas tecnológicas.
(Nancy Weil)

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