terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Numerologia estratégica

“Cego em tiroteio” ou “perdido na selva”? Se você já se sentiu assim ao iniciar um planejamento de marketing online, a resposta pode estar mais perto do que você imagina.

Entender um site é mais do que investigar seus 4Ps, 4Cs ou 4Rs. É necessário entender os números por trás deste mistério. Felizmente, todo o usuário ao navegar por um site deixa um rastro de números e é aí que entramos em nossa missão de arquivologia. Porém não basta apenas colher estes números, é necessário que estes dados sejam traduzidos em um diálogo franco e esclarecedor entre você e seu site.

Quase todo o site tem um sistema próprio de análise de. Aos que não possuem, sugiro utilizar o Google Analytics. Por segurança, prefiro ter sempre o Google Analytics instalado mesmo que meu servidor ofereça um serviço de métricas. Informação e números em dobro não fazem mal a ninguém. Mas não se assustem com o volume de informações que alguns relatórios possam apresentar. Para começar um estudo aceitável, você pode acompanhar apenas 4 elementos. São eles: Impressões, Visitantes únicos, Áreas mais visitadas e Regiões de acesso.
Pronto, agora você tem uma boa massa de informações para começar sua análise. Mas deve estar se perguntando por que analisar estes números.

Abaixo vamos definir e exemplificar estes elementos para nos aproximar mais da realidade prática.

- Impressões (Impressions):
Definição: Contagem do número de páginas impressas (ou vistas). É importante não confundir com Pageviews (ou Número de Acessos) que é a quantidade de vezes que uma página é visualizada em algum navegador, incluindo a visualização de documentos e formulários.
Na prática: É com este número que o seu site ganha uma comprovação efetiva de visitação ao seu produto ou conteúdo. Com ele você pode argumentar, por exemplo, a importância de um anunciante investir em seu site.

- Visitantes únicos (Unique visitors):
Definição: Número de usuários únicos contabilizados pelo seu IP, não levando em consideração a quantidade de vezes que ele retorna a página na mesma navegação.

Na prática: É o número exato de visitantes ou possíveis consumidores que transitam pelo seu site. Este número pode ajudar a entender se o volume de mídia que você está investindo está bem aplicado ou se a campanha obteve sucesso.

- Áreas mais visitadas:
Definição: Como o próprio nome diz é o ranking das áreas mais visitadas, estabelecido pela quantidade de pageviews que cada uma alcança em determinado período de tempo.
Na prática: Talvez este seja o ponto mais importante desta análise. Aqui é onde sabemos se o seu site atende a dois fatores que julgo importante:

1) Apresentação estratégica de conteúdo / produto;

2) Ato intuitivo de consumo.

Se o consumidor entender, ele consome. Compare se as páginas mais visitadas seguem a seqüência de conhecimento e consumo que você projetou. Compare estes dados por 3 meses e ao primeiro sinal de desencontro de expectativas, faça uma revisão severa de navegação em seu site.

- Regiões de acesso:

Definição: A informação mais bem clara que pude observar deste tipo de análise é a feita pelo Google Analytics. Nele podemos observar perfeitamente de que cidade, estado ou país os visitantes vieram.
Na prática: Ser observado por regiões diferentes das que você projetou para atender, pode ser uma oportunidade de expansão para novos mercados. Outro ponto é constatar que sua estratégia de mídia teve um resultado efetivo em uma ação de múltiplas regiões.
Em uma campanha de E-mail Marketing a análise de resultados, combinada com os dados de navegação, são fortes aliados na tomada de decisões que podem ser vitais.

Saber quantas pessoas abriu os seus e-mails, quem clicou e principalmente como este movimento impactou no seu site.

O E-mail trás consigo um grande aliado que é o fato da possibilidade de atuar de forma segmentada, o que em outras palavras significa comunicar conteúdos específicos para públicos que são sensíveis a comunicação. Lembrem-se que eles pediram para receber este conteúdo, eles estão um clique de consumir seus produtos.
Cruzem dados, vejam quantas pessoas, que clicaram em suas ações, consumiram de fato. Passe a atuar dentro do comportamento e hábitos de seus clientes.

Amigos, estas análises devem ser compartilhadas mensalmente com seus colaboradores de forma que as movimentações reparatórias possam ser feitas em seu planejamento estratégico. Seja na melhora de alguns aspectos estruturais em seu site ou realinhando sua comunicação via e-mail marketing.

Entenda os números, faça-os trabalhar a seu favor.

Gustavo Pereira“Cego em tiroteio” ou “perdido na selva”? Se você já se sentiu assim ao iniciar um planejamento de marketing online, a resposta pode estar mais perto do que você imagina.



Entender um site é mais do que investigar seus 4Ps, 4Cs ou 4Rs. É necessário entender os números por trás deste mistério.
Felizmente, todo o usuário ao navegar por um site deixa um rastro de números e é aí que entramos em nossa missão de arquivologia. Porém não basta apenas colher estes números, é necessário que estes dados sejam traduzidos em um diálogo franco e esclarecedor entre você e seu site.

Quase todo o site tem um sistema próprio de análise de. Aos que não possuem, sugiro utilizar o Google Analytics. Por segurança, prefiro ter sempre o Google Analytics instalado mesmo que meu servidor ofereça um serviço de métricas. Informação e números em dobro não fazem mal a ninguém. Mas não se assustem com o volume de informações que alguns relatórios possam apresentar. Para começar um estudo aceitável, você pode acompanhar apenas 4 elementos. São eles: Impressões, Visitantes únicos, Áreas mais visitadas e Regiões de acesso.
Pronto, agora você tem uma boa massa de informações para começar sua análise. Mas deve estar se perguntando por que analisar estes números.

Abaixo vamos definir e exemplificar estes elementos para nos aproximar mais da realidade prática.

- Impressões (Impressions):
Definição: Contagem do número de páginas impressas (ou vistas). É importante não confundir com Pageviews (ou Número de Acessos) que é a quantidade de vezes que uma página é visualizada em algum navegador, incluindo a visualização de documentos e formulários.
Na prática: É com este número que o seu site ganha uma comprovação efetiva de visitação ao seu produto ou conteúdo. Com ele você pode argumentar, por exemplo, a importância de um anunciante investir em seu site.

- Visitantes únicos (Unique visitors):
Definição: Número de usuários únicos contabilizados pelo seu IP, não levando em consideração a quantidade de vezes que ele retorna a página na mesma navegação.

Na prática: É o número exato de visitantes ou possíveis consumidores que transitam pelo seu site. Este número pode ajudar a entender se o volume de mídia que você está investindo está bem aplicado ou se a campanha obteve sucesso.

- Áreas mais visitadas:
Definição: Como o próprio nome diz é o ranking das áreas mais visitadas, estabelecido pela quantidade de pageviews que cada uma alcança em determinado período de tempo.
Na prática: Talvez este seja o ponto mais importante desta análise. Aqui é onde sabemos se o seu site atende a dois fatores que julgo importante:

1) Apresentação estratégica de conteúdo / produto;

2) Ato intuitivo de consumo.

Se o consumidor entender, ele consome. Compare se as páginas mais visitadas seguem a seqüência de conhecimento e consumo que você projetou. Compare estes dados por 3 meses e ao primeiro sinal de desencontro de expectativas, faça uma revisão severa de navegação em seu site.

- Regiões de acesso:

Definição: A informação mais bem clara que pude observar deste tipo de análise é a feita pelo Google Analytics. Nele podemos observar perfeitamente de que cidade, estado ou país os visitantes vieram.
Na prática: Ser observado por regiões diferentes das que você projetou para atender, pode ser uma oportunidade de expansão para novos mercados. Outro ponto é constatar que sua estratégia de mídia teve um resultado efetivo em uma ação de múltiplas regiões.
Em uma campanha de E-mail Marketing a análise de resultados, combinada com os dados de navegação, são fortes aliados na tomada de decisões que podem ser vitais.

Saber quantas pessoas abriu os seus e-mails, quem clicou e principalmente como este movimento impactou no seu site.

O E-mail trás consigo um grande aliado que é o fato da possibilidade de atuar de forma segmentada, o que em outras palavras significa comunicar conteúdos específicos para públicos que são sensíveis a comunicação. Lembrem-se que eles pediram para receber este conteúdo, eles estão um clique de consumir seus produtos.
Cruzem dados, vejam quantas pessoas, que clicaram em suas ações, consumiram de fato. Passe a atuar dentro do comportamento e hábitos de seus clientes.

Amigos, estas análises devem ser compartilhadas mensalmente com seus colaboradores de forma que as movimentações reparatórias possam ser feitas em seu planejamento estratégico. Seja na melhora de alguns aspectos estruturais em seu site ou realinhando sua comunicação via e-mail marketing.

Entenda os números, faça-os trabalhar a seu favor.

Gustavo Pereira acumula uma enorme bagagem prática: desde 1997, trabalhou em alguns dos sites pioneiros do Brasil, como O Elefante, O Carteiro, Via Global e Central de Desejos. Foi Gerente de Planejamento da Homewebbing, agência especializada em Marketing Digital. Gustavo é especialista em publicidade e planejamento online, campanhas de marketing viral, métricas online, buzz marketing, além de ministrar aulas de Marketing Digital na Pós-graduação de Mídias Digitais do Instituto Infnet. Atualmente é o Gerente da Filial Rio da Dinamize, empresa especializada em softwares de comunicação

Fonte: http://www.emmbrasil.com/blog/2009/08/numerologia-estrategica/

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