segunda-feira, 7 de março de 2011

Pequenas empresas comemoram bons resultados do comércio eletrônico

Pesquisa da Fecomercio e e-bit mostra que faturamento de R$ 7,8 bilhões no Brasil de janeiro a julho superou o total de vendas dos shoppings centers da Grande São Paulo

Agência Sebrae
As pequenas empresas que apostaram no comércio eletrônico como plataforma de vendas não têm do que se queixar este ano. “O primeiro semestre foi excepcional”, diz a empresária Juliana Messenberg, sócia do site de descontos Superexclusivo (www.superexclusivo.com.br), que comercializa produtos de outras lojas.

Há dois anos e meio no mercado, Juliana diz que não se lembra de já ter vendido tanto. A empresa tem 570 mil clientes cadastrados e cresce 40% ao mês. “Neste primeiro semestre, tivemos uma explosão de vendas em relação a 2009. Crescemos 430%”, diz Tiago Santos, outro sócio da empresa.

O crescimento da Giuliana Flores, uma loja virtual de venda de flores pela internet, também é representativo. Só neste primeiro semestre, as vendas cresceram 52% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa tem 20 anos de mercado e está há 10 na internet.

Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), em parceria com a empresa e-bit, divulgada na segunda-feira (27), mostra que o comércio eletrônico faturou R$ 7,8 bilhões no Brasil de janeiro a julho deste ano, um crescimento de 41,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse faturamento superou o total de vendas dos shoppings centers da Grande São Paulo, estimado em R$ 7,2 bilhões no período.

“As pessoas aprenderam a comprar pela internet. Estão mais seguras e também conhecem melhor a rede mundial. Além disso, o comércio eletrônico segue normas mais rígidas do que o comércio real. Se o produto não serviu ou se a pessoa não gostou do que comprou, pode devolver e ter o dinheiro de volta. Na loja de rua ou no shopping, no máximo o consumidor vai conseguir trocar por outro artigo”, diz a empresária Juliana Messenberg.

Para Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores, ainda há espaço para crescer na internet. “O cliente do comércio eletrônico evoluiu e busca cada vez mais novidades. O cliente de hoje é completamente diferente daquele de 10 anos atrás.”

Além da loja virtual, a empresa possui três lojas de rua na região do ABC paulista. “O faturamento das três juntas é 10% do faturamento total da empresa. A nossa grande virada foi apostar no comércio eletrônico.” A empresa investe agora especialmente nas redes sociais (Facebook, Twitter, You Tube, Orkut). Hoje, apenas no Twitter são mais de 5.000 seguidores.

Força futura

O e-commerce movimentou R$ 1,25 bilhão, de janeiro a julho de 2010, na região metropolitana de São Paulo, alta de 29,3% ante igual período de 2009. Em julho, o segmento correspondeu a 2,3% do total das vendas na Grande São Paulo. “Estima-se que o comércio eletrônico cresça na ordem de 30% ao ano e, se isso continuar, nos próximos dois anos as vendas desse segmento tendem a superar as de lojas de departamentos e de móveis e decoração. O comércio eletrônico deixará de ser, no futuro, a nona força do varejo paulista para ficar em sétimo lugar”, projeta o economista Antonio Carlos Borges, superintendente da Fecomercio.

As estimativas da e-bit indicam que o comércio eletrônico deve fechar 2010 com um faturamento de R$ 14,3 bilhões, uma expansão de 35% em relação ao ano anterior.

Para se ter uma idéia, segundo o e-bit, o valor apurado pelo comércio eletrônico no semestre é 10% superior a o orçamento do Programa Bolsa Família em 2010; é maior que a soma dos orçamentos anuais de cinco ministérios (Comunicações, Cultura, Meio Ambiente, Esportes e Turismo); corresponde à venda 350 mil veículos; equivale ao valor gasto, anualmente, por todas as famílias brasileiras com roupa feminina; e é maior do que a despesa total das famílias do País com gás doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário