terça-feira, 15 de março de 2011

Quais são os custos de divulgação de um site de compras coletivas

Custos de divulgação de um site de compras coletivas. Quais são os custos com o marketing de um site de ofertasDando continuidade a essa série de artigos sobre custos de um site de compras coletivas, vamos abordar hoje a questão dos custos de divulgação de um site de ofertas. Já vimos no artigo anterior, o custo, em termos de sistema web, de um site de compras coletivas. Neste artigo iremos fazer uma avaliação dos custos de marketing online em um site de ofertas. E garanto a vocês que este é o item mais oneroso de um projeto de site de descontos. No artigo anterior, só para ter uma idéia, estávamos falando de um investimento inicial de aproximadamente R$ 15.000. Vamos ver agora, o quanto seria necessário para cobrir os custos de divulgação desse projeto. Se você pensa que Internet é "baratinha", sinto muito informar, não é.

Divulgação é tudo em se tratando de sites de compras coletivas

De nada adianta ter um site se ele não é divulgado. Uma frase clássica do Jerry Yang, fundador doYahoo é "Um site sem divulgação é como um outdoor no porão". Isso mesmo, de nada adianta você ter o melhor site do mundo se ninguém conhece. É ai que entra o marketing digital que é a alavanca chave de qualquer site de ofertas. Por sua natureza dinâmica os sites de descontos necessitam de publicidade online rápida e eficiente, por isso, a divulgação dentro desses parâmetros é essencial para o sucesso desse tipo de empreendimento.

Um site de ofertas tem que ser ágil

Se o grande barato de um site de compras coletivas é o de oferecer situações ótimas de compra, esta mensagem deve ser levada ao público o mais rápido possível, principalmente para o público que pediu isso, seus assinantes. Às vezes, em nossa consultoria, vemos clientes que acham que a busca por ofertas é maior que a necessidade de comunicar que elas existem. Um engano crasso em termos de estratégia. O cliente em potencial de um site de ofertas espera justamente o contrário. Ele quer ser comunicado com antecedência.

O disparo eficiente para uma grande base de dados deve ser feito por empresas especializadas. Se você está pensando naquela proposta de Zilhões de e-mails disparados por apenas R$ 80 por mês, esqueça. O disparo deve ser profissional e contar com ferramentas não só para o gerenciamento da base como também o monitoramento do envio. Sem isso, o seu mailing não passa de um Spam. A questão do opt-out tem sido muito citada ultimamente, uma vez que muitas pessoas se inscreveram para receber ofertas no início da explosão dos sites de ofertas e agora estão saturadas, pedindo a exclusão do e-mail da base de dados do site.

O custo de um disparo através de uma empresa especializada está em aproximadamente R$ 1.600 para cada 1 milhão de disparos. A quantidade que você deverá contratar depende da audiência do seu site. Você precisará também de uma pessoa de sua equipe, com capacitação em web análisepara entender o que o relatório de monitoramento está tentando informar através das estatísticas do disparo e reflexos no Google Analytics.

Links Patrocinados – Não conhece? Deveria

O uso de Links Patrocinados é uma outra estratégia muito usada pelos sites de compras coletivas. Links patrocinados são propagandas pagas que são exibidas nas páginas de respostas das principais ferramentas de busca como Google e Yahoo e também em sites afiliados como portais e blogs. Existem também programas de links patrocinados em redes sociais, que tem sido muito utilizados como é o caso do Facebook Ads.

Em sua grande maioria, os programas de marketing através de links patrocinados, funcionam no sistema de pay per click ou seja, você paga a cada vez que o seu anúncio é clicado. Portanto, fazer uma previsão de gastos para esse tipo de propaganda, mas para ter uma idéia, cada click custa por volta de R$ 0,60. Uma verba de R$ 5.000, para um pequeno site regional, seria um bom começo. Isso falando apenas de Google AdWords. Para uma campanha no Facebook, acreditamos que R$ 3.000 seria um investimento bem enquadrado.

Redes Sociais para um site de compra coletiva

O marketing em redes sociais tem sido uma das principais ferramentas para a divulgação dos sites de compras coletivas. É uma ferramenta ágil e altamente viral. O grande problema é que necessita de pessoal capacitado para formulação e gerenciamento. Uma campanha de marketing nas mídias sociais para um site de compras coletivas deve levar em consideração o perfil da oferta que está sendo veiculada e a forma de abordagem ao público alvo dessa campanha. A solução para isso é a contratação de uma pessoa para cuidar disso, que tenha conhecimentos profundos na área, não vale "a menina da contabilidade que mexe com o Orkut". Indicamos nosso curso de Redes Sociais e Marketing nas Mídias Sociais para a capacitação de um funcionário nessa área. Nas últimas turmas temos tido muitos participantes com foco em sites de descontos.

O custo de um profissional já formado nesta área está em torno de R$ 3.000 ao mês, computado apenas o custo com salário.

Por hoje é só pessoal, voltaremos em breve com a terceira parte dessa matéria abordando meios de pagamento em sites de compras coletivas. Como já deu para ver até agora, os custos de um site de compras coletivas envolvem diversos aspectos que às vezes passam desapercebidos para o empreendedor que não conhece os meandros do mercado.

Curso sobre criação de sites de compras coletivas

O Curso de E-Commerce oferece um curso completo para quem deseja criar um site de compras coletivas. No curso são abordadas as diversas etapas de criação de um site de compras coletivas, ferramentas e técnicas de divulgação. Um curso objetivo, voltado para empresários que desejam criar o seu site de compras coletivas e precisam de informações sobre ferramentas e procedimentos. Veja mais informações em nosso site.

Por Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce


Minha Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário