domingo, 13 de março de 2011

Como recuperar fotos apagadas e ou perdidas

Perder fotos, apagar fotos, deletar fotos, fotos sem backup, cartão com fotos com problemas… É um risco que todo mundo que tem fotografias está sujeito e muitas vezes não dá tempo nem de se proteger, poisperdemos as fotos antes mesmo de fazer uma copia de segurança ou, os mais imprudentes, nem mesmo as têm.

Sei que o que vou falar aqui não salvará a todos, mas, sem dúvida, ajudará muitos. Vou explicar uma forma simples de como recuperar fotos apagadas. Quem já passou por essa situação sabe o quanto pode ser doloroso. Imagine depois daquela formatura, casamento, aniversario, sessão de fotos… Enfim, aquele momento único que você registrou na sua câmera e que por descuido, mau uso ou problemas técnicos sumiram. O processo para restaurar fotos deletadas abaixo será baseado no programa Restoration e no Freeundelete que são programas gratuitos.

[1] Perdi as fotos, e agora?

Primeira coisa a ser feita é isolar o cartão de memória. Não utilize mais ele, pois, normalmente, quando um arquivo é apagado de uma mídia digital ele não é fisicamente excluído. Apenas a referencia dele que é apagada as informações referentes aos arquivos continuam lá até que outro arquivo seja gravado em cima, ou seja, com um pouco de sorte e o programa correto poderemos recupera-lo. Por isso, depois que você confirmou a perda das fotos que estavam no cartão de memória, deixe-o parado.

[2] Baixe o Restoration ou o Freeundelete:

Baixe o Restoration ou o Freeundelete e salve em qualquer local do seu computador.

[3] execute o programa e selecione a unidade

Os programas não precisam ser instalados é só executar e selecionar a unidade que representa a sua maquina fotográfica (para usar esse programa, quando você conecta a maquina ao computador ela precisa ser reconhecida como uma unidade de disco, caso contrario, você precisará comprar um leitor de cartão), coloquei um leitor de cartão e ele foi reconhecido como F:

[4] Facilitando a procura

Coloque no campo “all or part of the file” no Restoration o inicio do nome da foto. No meu caso, todos os arquivos da minha maquina são salvos com o sufixo “DSC”. Coloque apenas as duas ultimas legras desse sufixo (de acordo com a sua maquina), senão o software trará um monte de lixo.

[5] Depois disso selecione as fotos que você quer restaurar.

No painel será exibido todas as fotos que foram encontradas no seu cartão de memória, agora você precisa clicar em cima de cada foto que deseja recuperar e clicar em “restore by copying” no Restoration ou em Undelete Freeundeletee apontar onde deseja salvar as imagens restauradas.

Fonte: http://www.fotografarvenderviajar.com/dicas/como-recuperar-fotos-apagadas-e-ou-perdidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário