segunda-feira, 30 de maio de 2011

Qual é a formação ideal para um empreendedor?


Empreendedores não nascem prontos, mas os realmente eficientes são fortemente moldados pelas suas experiências e situações em família, em casa e na escola e ao longo de sua infância e adolescência. Características típicas dos empreendedores de alto impacto, como persistência, foco e pensamento rápido são impossíveis de serem ensinadas e difíceis de serem treinadas – mas irão se manifestar ao longo do tempo, em cada situação que as estimulem. Cabe ao empreendedor saber gerenciá-las e canalizá-las na direção do crescimento de seus projetos.

Empreendedorismo deveria ser ensinado nas escolas

Se todas as faculdades brasileiras tivessem um semestre de Empreendedorismo no 3.o ou 4.o ano decursos superiores – ou tivessem uma entidade parceira que desse esse curso – teríamos um número muito maior de alunos preparados para empreender. Cursos como esses têm um bom histórico em despertar empreendedores em potencial.

O trabalho do Sebrae na educação é importantíssimo e já cobre muito bem as empresas nascentes (inclusive com aulas à distância), mas ainda não consegue capacitar jovens empreendedores criando startups de tecnologia no quarto dos fundos. É difícil ensinar gestão ou planos de negócios para programadores de 18 anos, e provavelmente não serão eles os futuros gestores de suas próprias empresas. O Empretec é uma excelente alternativa para cobrir esse gap, mas ainda é difícil trazer um jovem da geração Y, altamente produtivo e criando uma empresa em seu computador, para fazer um curso como esse.

Os resultados da formação empreendedora

Os melhores resultados na formação empreendedora vêm de três cenários:

  1. A auto-educação ao dar os primeiros passos como empreendedor;
  2. Trabalhar muito próximo a empreendedores de alto impacto;
  3. Cercar-se de outros empreendedores em situação similar, para a troca de experiências.

Educação formal, como o Empretec, MBA ou outros cursos em empreendedorismo, apenas darão ferramentas para que essas experiências sejam mais eficientes.

Avalie bem sua posição, e veja o que atende melhor sua formação.

Por Yuri Gitahy

Fonte: http://www.empreendedoronline.net.br/formacao-ideal-para-um-empreendedor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário