sábado, 15 de janeiro de 2011

Dica rápida: Backup completo do Firefox

Esta dica é pra quem vai reinstalar o sistema operacional ou quer todas as configurações, add-ons, favoritos, senhas, histórico, dados de formulários e etc em outro computador.

Para fazer um backup completo do Firefox, basta salvar o perfil que está em uso. Para isto, tenha certeza de que o Firefox está fechado e navegue até:
“%appdata%\Mozilla\Firefox\Profiles\“

Lá estará(ão) o seu(s) perfil(is). Um perfil é armazenado em uma pasta com nome parecido com “zcz9vnzo.default“. Salve (copie) esta pasta em um local seguro (que não será apagado) caso você pretenda reinstalar (formatar) o sistema ou em um pendrive caso queira “transportar” seu perfil para outro computador.

Para restaurar o backup, instale o Firefox e execute-o pelo menos uma vez e feche-o. Navegue novamente na pasta “%appdata%\Mozilla\Firefox\Profiles\“. Haverá uma pasta de perfil lá. Apague o conteúdo desta pasta, mas não a pasta em si (o nome deve ser preservado). Agora copie o conteúdo da pasta que você havia salvo para dentro desta pasta. Pronto, tudo que havia no seu Firefox está lá intacto.

Existe a possibilidade de usar um utilitário do próprio Firefox (Executar ? Firefox -p) que gerencia os perfis, possibilitando criar ou modificar um perfil de tal forma que se pode redirecionar a pasta do perfil para qualquer local criando assim, uma espécie de backup automático. Não recomendo tal prática porque isto gera algumas incompatibilidades com add-ons e plugins além de, no fim das contas, não ser tão prático como o procedimento anterior. Fica ao seu critério escolher.

Outra solução interessante é o add-on Xmarks. Ele é capaz de sincronizar favoritos, senhas, histórico e abas abertas em servidores externos, bastando criar uma conta no serviço.

Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2011/01/dica-rapida-backup-completo-do-firefox/

Nenhum comentário:

Postar um comentário