segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Empresas lucram com uso de redes sociais


Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br

O Brasil é um dos países que mais usam e lucram com inserção nas redes sociais. Segundo pesquisa da McAfee, empresa fabricante de sotfwares de segurança, o Brasil está entre os países que mais adotaram as redes sociais - Facebook, Twitter e Orkut, com objetivos empresariais. A tendência é seguida em Sorocaba e região por empresas de vários segmentos, que encontraram nas redes sociais um canal econômico e eficaz para divulgarem suas marcas e produtos. As empresas que apostaram no chamado marketing digital, como a Automec, Fisio Econfort e Padaria Real, comemoram o aumento de demanda de clientes e fechamento de até 30% das vendas com a ajuda das redes sociais.

De olho em novas formas de vendas desde sua inauguração, em fevereiro deste ano, a Fisio&Comfort - clinica de fisioterapia e estética, instalada em Votorantim, usa o Facebook. "Começamos com o Facebook porque atualmente é mais popular", comenta a sócia-proprietária Letícia Savioli de Marco.

O sistema de interação entre a empresa e os clientes é simples conta Letícia: "Abastecemos nosso "Face" com nossas ofertas e serviços e os clientes questionam rapidamente detalhes, por meio do bate-papo conseguimos atraí-los para conhecer nossos serviços. Para Letícia, as redes sociais são eficazes e muito baratas para anunciar. "Hoje temos mais de 1.900 contatos. Isso se multiplica muito rápido e todos os dias sem custos elevados para a empresa", afirma.

No Facebook, a Fisio&Comfort oferece serviços e divulga ofertas, além de aproveitar para fazer o marketing institucional. "Todos os meses postamos nossas ofertas e detalhamos nossos serviços. Também aproveitamos para divulgar a empresa", explica Letícia.

O grupo Automec, que atualmente utiliza o Facebook apenas como ferramenta de marketing institucional contabiliza hoje seus 2.246 contatos (amigos). Na página, o departamento de marketing da empresa posta notícias de veículos que serão lançados, histórico da empresa e outras informações aos clientes. "Além das novidades sobre nossos veículos, postamos vídeos internos e até campanhas temáticas", comenta Gustavo La Rubia Clepardi, do departamento de marketing da empresa.

Clepardi declara que futuramente o Grupo pretende utilizar a rede para fins comerciais. "Além de vender produtos e serviços, pretendemos promover pesquisas comportamentais para atender melhor nossos clientes", complementa.

No mesmo seguimento, o de concessionária de veículos, a Saf Veículos também está no Facebook. Até a tarde de ontem a empresa somava 3.187 contatos. Na página, a empresa anuncia vagas de empregos, Feirão de Veículos e vídeos de lançamentos de novos modelos.

No setor de alimentação, uma das empresas mais conhecidas e tradicionais de Sorocaba, a Padaria Real, possui atualmente 2.682 contatos. Na página, a empresa recebe centenas de elogios aos seus produtos e divulga os resultados da sua equipe de ciclismo, uma das melhores do país. A Padaria Real utiliza o Facebook, principalmente, para o marketing institucional.

Uso das mídias sociais aumenta

O Brasil está na frente dos países que mais utilizam mídias sociais inclusive como ferramenta de negócios. Uma pesquisa realizada pela McAfee revelou que as empresas brasileiras, indianas e espanholas estão entre as que mais utilizam a web 2.0 como forma de atrair novas oportunidades profissionais. Nos 17 países pesquisados, cerca de 75% das empresas está conectada a alguma mídia social (Facebook, Twitter, LikedIn, Orkut, etc), sendo que 3 entre 4 afirmam que estão ganhando dinheiro com a ferramenta.

De acordo com a pesquisa da McAfee, os brasileiros se adaptam rapidamente a novas tecnologias e esse pode ser o maior motivo para que país esteja no topo da pesquisa. O estudo foi encomendado pela McAfee à universidade americana de Purdue. Os pesquisadores ouviram 1.055 empresários em 17 países diferentes, dos setores público e privado.

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