sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dicas para o blog de uma loja virtual

Dicas para o conteúdo do blog do seu e-commerce

Adicionando um blog para o seu e-commerce, é uma maneira eficiente para atrair tráfego para sua loja virtual e aumentar a visibilidade da sua marca. As possibilidades de SEO em um blog são muito maiores que no ambiente engessado das páginas de descrição de produtos. Mas, saber sobre o que escrever, é a questão mais importante. Conteúdo convincente que provoca o pensamento, é a chave. Aqui vão algumas dicas de como desenvolver o processo editorial e criar um conteúdo “must-see” na loja virtual do seu blog, ajudando a atrair e aumentar o tráfego.

Escolhendo sobre o que escrever no blog da sua loja virtual

Uma vez que você tenha seu blog instalado, inicie o processo através de um brainstorm, com tópicos convincentes relacionados à sua indústria, negócio, produtos ou serviços. Primeiro, identifique seu público-alvo. Faça uma análise demográfica da sua loja virtual – quais são os detalhes pessoais d a sua clientela? Que produtos eles mais compram? Qual é o perfil dos seus clientes e qual é estilo de vida que sua marca representa?

Tente deixar isso claro para o público que você está escrevendo. Então foque em idéias que aumente a exposição da sua marca e do seu e-commerce ou site, para que seu blog reflita o estilo de vida dos seus clientes. Se o seu blog conseguir capturar a essência de um certo estilo de vida, seus leitores se identificarão com a sua marca de acordo, e serão leais à sua marca, porque sua marca se torna parte da identidade e do estilo de vida deles.

Por exemplo, se sua loja virtual vende equipamento de pesca, você deve considerar tópicos que inclua notícias da indústria desses equipamentos, notícias do esporte e de pescadores famosos, dicas das técnicas apropriadas dos equipamentos, reviews dos equipamentos, e reparos de equipamentos do tipo faça você mesmo.

Acima de tudo, foque em tópicos que sejam interessantes para você que escreve e que sejam interessantes à leitura de seus clientes. Se os tópicos, e o conteúdo que você acrescenta à eles, não forem interessante para você pessoalmente, sua atividade blogueira não vai durar muito porque blogar é também uma coisa de paixão. Mas, se você escrever sobre tópicos que são interessantes para você, é mais provável que você queira continuar o processo.

Sua paixão e seu entendimento sobre os produtos da sua loja (marca), e sobre seus clientes, será traduzida para seus leitores, e tornará fiel a leitura dos mesmos. Isso remete ao antigo adágio de Mark Twain “escreva o que você sabe” – isso também segue verdadeiramente para blogging.

Calendário editorial e frequencia de publicação

Mesmo que somente uma pessoa esteja escrevendo para o seu blog, instale um calendário para criar um planejamento editorial. Em nosso curso sobre criação de blogs indicamos um plugin do WordPress que é sensacional para isso, o WordPress Editorial Calendar, ele facilita bastante esse planejamento. Identifique os hábitos de seus clientes e determine qual a frequencia e melhor hora para publicar seus artigos.

Esteja certo de ter sempre uma quantidade adequada de conteúdo para poder postar a cada dia, a cada semana ou a cada mês. Quanto mais frequentes sejam suas publicações em seu blog, maiores são as chances de você ganhar leitores sólidos. Mas, ultimamente, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Então reserve um tempo para praticar e desenvolver a habilidade de escrever bem e escrever peças que provoquem o pensamento, que capturem a sua marca e a identidade de seus clientes.

Tente sempre ser consistente. Se você publicar uma peça por dia, tente fazer com que isso seja uma coisa com a qual seus clientes podem contar. Um exemplo de programação poderia ser assim: Segunda – um review de um produto, Terça – uma entrevista, Quarta – notícias da indústria, Quinta – uma opinião de alguém relacionado ao seu ramo, Sexta – alguma coisa divertida e um vídeo surpreendente, imagem ou história.

Com essas dicas, as chances de você transformar o blog da sua loja virtual em um referencial no segmento, são bem maiores. Conseguindo isso, encaminhar o tráfego para o ambiente de compras é um pulo.

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

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