sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dicas para o blog de uma loja virtual

Dicas para o conteúdo do blog do seu e-commerce

Adicionando um blog para o seu e-commerce, é uma maneira eficiente para atrair tráfego para sua loja virtual e aumentar a visibilidade da sua marca. As possibilidades de SEO em um blog são muito maiores que no ambiente engessado das páginas de descrição de produtos. Mas, saber sobre o que escrever, é a questão mais importante. Conteúdo convincente que provoca o pensamento, é a chave. Aqui vão algumas dicas de como desenvolver o processo editorial e criar um conteúdo “must-see” na loja virtual do seu blog, ajudando a atrair e aumentar o tráfego.

Escolhendo sobre o que escrever no blog da sua loja virtual

Uma vez que você tenha seu blog instalado, inicie o processo através de um brainstorm, com tópicos convincentes relacionados à sua indústria, negócio, produtos ou serviços. Primeiro, identifique seu público-alvo. Faça uma análise demográfica da sua loja virtual – quais são os detalhes pessoais d a sua clientela? Que produtos eles mais compram? Qual é o perfil dos seus clientes e qual é estilo de vida que sua marca representa?

Tente deixar isso claro para o público que você está escrevendo. Então foque em idéias que aumente a exposição da sua marca e do seu e-commerce ou site, para que seu blog reflita o estilo de vida dos seus clientes. Se o seu blog conseguir capturar a essência de um certo estilo de vida, seus leitores se identificarão com a sua marca de acordo, e serão leais à sua marca, porque sua marca se torna parte da identidade e do estilo de vida deles.

Por exemplo, se sua loja virtual vende equipamento de pesca, você deve considerar tópicos que inclua notícias da indústria desses equipamentos, notícias do esporte e de pescadores famosos, dicas das técnicas apropriadas dos equipamentos, reviews dos equipamentos, e reparos de equipamentos do tipo faça você mesmo.

Acima de tudo, foque em tópicos que sejam interessantes para você que escreve e que sejam interessantes à leitura de seus clientes. Se os tópicos, e o conteúdo que você acrescenta à eles, não forem interessante para você pessoalmente, sua atividade blogueira não vai durar muito porque blogar é também uma coisa de paixão. Mas, se você escrever sobre tópicos que são interessantes para você, é mais provável que você queira continuar o processo.

Sua paixão e seu entendimento sobre os produtos da sua loja (marca), e sobre seus clientes, será traduzida para seus leitores, e tornará fiel a leitura dos mesmos. Isso remete ao antigo adágio de Mark Twain “escreva o que você sabe” – isso também segue verdadeiramente para blogging.

Calendário editorial e frequencia de publicação

Mesmo que somente uma pessoa esteja escrevendo para o seu blog, instale um calendário para criar um planejamento editorial. Em nosso curso sobre criação de blogs indicamos um plugin do WordPress que é sensacional para isso, o WordPress Editorial Calendar, ele facilita bastante esse planejamento. Identifique os hábitos de seus clientes e determine qual a frequencia e melhor hora para publicar seus artigos.

Esteja certo de ter sempre uma quantidade adequada de conteúdo para poder postar a cada dia, a cada semana ou a cada mês. Quanto mais frequentes sejam suas publicações em seu blog, maiores são as chances de você ganhar leitores sólidos. Mas, ultimamente, a qualidade é muito mais importante do que a quantidade. Então reserve um tempo para praticar e desenvolver a habilidade de escrever bem e escrever peças que provoquem o pensamento, que capturem a sua marca e a identidade de seus clientes.

Tente sempre ser consistente. Se você publicar uma peça por dia, tente fazer com que isso seja uma coisa com a qual seus clientes podem contar. Um exemplo de programação poderia ser assim: Segunda – um review de um produto, Terça – uma entrevista, Quarta – notícias da indústria, Quinta – uma opinião de alguém relacionado ao seu ramo, Sexta – alguma coisa divertida e um vídeo surpreendente, imagem ou história.

Com essas dicas, as chances de você transformar o blog da sua loja virtual em um referencial no segmento, são bem maiores. Conseguindo isso, encaminhar o tráfego para o ambiente de compras é um pulo.

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

A importância do Blog para o seu E-Commerce

Qual a importância de um blog para sua loja virtual

A importância de um blog para sua loja virtual. Blogs no E-CommerceVocê pode se aprofundar muito em marketing de mídia social, mas se tem um aspecto negligênciado nas redes sociais é o blog. Saiba que, se você não tem umblog, está perdendo uma oportunidade de ouro para promover o seu negócio online, empresa de comércio eletrônico entre outros.

Os blogs são extremamente populares. As pessoas amam! Um blog bem escrito que oferece informativos, educativos, conteúdo de entretenimento para a comunidade on-line pode acumular uma grande quantidade de fiéis que, então, vão se tornar evangelistas da marca para o seu negócio.

Uma das melhores coisas sobre criar um blog é que ele permite a interação dos internautas uns com os outros e com você fazendo comentários sobre os artigos do blog.

Pode acontecer de você nem sempre apreciar a essência dos comentários postados, mas não se preocupe, se forem demasiadamente ofensivos, você pode simplesmente excluí-los. A maioria das plataformas de blog lhe dá a opção de pré-triagem dos comentários antes de serem postadas.

Este é um recurso útil, pois você vai perceber depois de começar a blogar que poucos localizam o seu blog rapidamente e em seguida passará a bombardeá-lo com bobagens.

Quem precisa disso?

Assim, tendo a capacidade de fazer check-out nos primeiros comentários, ou ter um filtro anti-spam em seu blog, pode te poupar de excluí-los depois que eles são lançados.

Nos últimos anos, os blogs tornaram-se imensamente populares, não só com os seres humanos, mas com os motores de busca também. Especialmente agora, pois o Google lançou sua busca em tempo real, há alguns meses, o motor de busca “spiders crawl blogs” que frequentemente busca novos conteúdos e pode ser extremamente útil para você promover seu negócio online e obter boas classificações em SERPs.

Falando de novos conteúdos, esta é uma necessidade absoluta!

Se você decidir iniciar um blog de negócio como parte dos esforços do seu marketing social, deve ter o compromisso de dispor de tempo suficiente para atualizar seu blog em uma base freqüente e regular.

Se você pode postar várias noticias atualizadas e novos artigos no blog a cada dia, isso é fantástico e lhe renderá os melhores resultados. Mas, se isso não for possível, até mesmo um artigo novo um dia vai te ajudar muito em termos de marketing e seus rankings com os motores de busca.

Então, se você está se perguntando se ter um blog para o seu negócio de comércio eletrônico vale a pena, a resposta é sim, vale o esforço! Para ser bem sincero, em se tratando de marketing digital, as redes sociaisestão hoje na lista de itens prioritários. Então, mão a obra na criação do blog da sua loja virtual.

Opção de Cursos

Se você gostaria de de criar um blog para sua loja virtual, nossa indicação é o curso Como Montar um Blog que oferecemos no formato presencial todos os meses

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

Conhecer o WordPress é fundamental

O que o WordPress pode fazer por você

O que o WordPress pode fazer por você e pela sua empresaO WordPress é uma plataforma de CMS – Content Management Systemdesenvolvida originalmente para criação de blogs que ganhou uma dimensão bem maior em função das funcionalidades que foram incorporadas ao sistema. Embora sua aplicação principal continue sendo a criação de blogs, o WordPress está presente hoje em dia em diversas aplicações web como sites, institucionais, pequenas lojas virtuais, sites de compras coletivas e outras. A versatilidade do sistema é a principal característica do WordPress que já está na sua versão 3.2.1 e continua a nos surpreender a cada dia.

O que o WordPress Oferece?

Acima de tudo, praticidade e facilidade. Você não precisa saber programação para gerenciar um blog ou qualquer outro site desenvolvido com o WordPress. Se você consegue preencher um campo de formulário, isso já é o suficiente para atualizar o seu site. Também não é necessário contar com programas do tipo FTP, editor de textos, editor de códigos e outros tão comuns no dia-a-dia de quem gerencia um site criado de forma tradicional. Para deixar a coisa ainda melhor, toda a ferramenta está traduzida, e por isso você não precisa se preocupar com a questão do inglês como barreira para a utilização do sistema.

Os acessórios do WordPress

O que dá força e versatilidade ao WP são os inúmeros Plugins disponíveis. Em nosso curso sobre criação de blogs é nesse momento que os participantes percebem a real forma do WordPress. Os plugins do WordPresssão acessórios, também em sua imensa maioria gratuitos, que adicionam novas funcionalidades à plataforma. Esses plugins se integram de forma automática ao WordPress e criam novas funções para o sistema como por exemplo ferramentas avançadas para o trabalho de SEO, integração com mídias sociais, integração com meios de pagamento online e várias outras.

Layouts para seu site

Uma outra coisa que fascina as pessoas que tem um primeiro contato com o WordPress é a quantidade de layouts disponíveis para a criação do seu projeto. São literalmente milhares de opções gratuitas disponíveis na Internet para download. São as chamadas templates para WordPress. Com elas você pode configurar um site totalmente novo, bastando para isso manipular os widgets da plataforma de maneira adequada. Se você quiser optar por templates mais sofisticadas e com mais funcionalidades, poderá também adquirir uma nos diversos sites especializados por um custo em torno de U$ 40,00 o que sinceramente vale a pena pela qualidade de algumas que são oferecidas.

O que você pode fazer com o WordPress

Como eu disse no início do artigo, praticamente tudo. Com o auxílio de plugins você pode montar estruturas de sites bastante complexas, bastando para isso conhecer os recursos e ferramentas disponíveis no WordPress. Para dar apenas alguns exemplos, vou listar algumas aplicações para a o WordPress:

  • Blogs (a idéia original)
  • Sites institucionais
  • Sites de portfólio
  • Pequenas lojas virtuais
  • Site de classificados
  • Sites de Compras Coletivas
  • Sites de empregos
  • Redes Sociais
  • Sites de bookmarking social
  • Diretórios de artigo
  • Sites para restaurantes com agendamento de presença
  • Etc… etc… etc…

Em alguns casos, basta você encarar a funcionalidade oferecida por um outro prisma para descobrir outras aplicações para os recursos oferecidos. Eu pessoalmente, transformei a aplicação que cria um site para restaurante com opção de marcação de horário em um site para uma petshop onde você pode agendas a tosa do seu cãozinho. É apenas uma questão de manipulação das funções da plataforma.

Os custos de manutenção do WordPress

O código básico do WordPress é gratuito e pode ser baixado diretamente no site do projeto em WordPress.Orge sua instalação é bastante fácil. Se você não quiser fazer a instalação você mesmo, alguns provedores de hospedagem, como a KingHost, uma das empresas parceiras do Curso de E-Commerce, oferecem essa instalação de forma automática em seu plano de hospedagem. O custo de uma hospedagem está em aproximadamente R$ 19,00 o que é bastante razoável em termos de custo. Caso você não queira hospedá-lo em um domínio próprio, existe também a opção de hospedagem gratuita, que embora possua bem menos recursos, também é viável, mas não recomendada para uso profissional.

Portanto, se você pretende desenvolver um site, não tente reinventar a roda, pesquise para saber se oWordPress não tem uma solução pronta para o que você pretende fazer. E se você pretende conhecer o funcionamento dessa plataforma, considere fazer o nosso curso de criação de blogs onde ensinamos o passo-a-passo da criação de qualquer tipo de site utilizando o WordPress.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

Motivos para seu e-commerce ter um blog

Motivos para juntar o seu e-commerce com um blog

Motivos para ter um blog associado a uma loja virtual - e-CommerceCada vez mais a Web está se tornando um grande shopping no qual milhares de comerciantes disputam clientes todos os dias. Com uma concorrência acirrada ao extremo torna-se mais difícil a cada dia se diferenciar da concorrência e oferecer algo que atraia os clientes. Mesmo que muitas pessoas sustentem a teoria de que cliente quer preço, isso deixou de ser verdade há muito tempo. Bom atendimento, qualidade, segurança, pontualidade e a confiança na loja são muitas das questões colocadas pelos clientes, mas e quando todas as lojas estão no mesmo nível em tais quesitos?

Existe uma coisa que você pode fazer e que com toda certeza vai servir como um diferencial para o seu e-commerce, é agregar um blog à sua loja virtual e fazer dele uma ferramenta de atração e fidelização de clientes.

Mas por que motivos você iria querer ter um blog junto à sua loja virtual? Vou deixar abaixo exemplos de que um blog pode fazer pelo seu E-Commerce.

Torne-se uma autoridade em seu nicho

Se você quer se diferenciar no seu mercado comece a blogar sobre os seus produtos e serviços. Mostre que a sua empresa é líder, conhece o mercado de forma profunda e os compradores virão até o seu blog para obter mais informações, tornando-se assim clientes da sua loja.

Otimize sempre – SEO intensivo

Não é uma novidade para ninguém que o Google e os demais mecanismos de busca gostam dos blogs e dão preferência para conteúdos indexados a partir deles. Se você atualiza seu blog com freqüência os mecanismos vão passar a indexá-lo com uma freqüência também maior e essa indexação muitas vezes se traduz em classificação mais elevada para termos de busca.

Ajude a comunidade

Além de vender produtos e serviços você pode contribuir com a comunidade e com os consumidores, oferecendo dicas, informações e tutoriais. Ensine a utilizar os produtos da melhor forma, a melhorar a experiência de uso e vida dos seus clientes. Isso mostra aos seus clientes que mais do que vender produtos, você ajuda a comunidade relacionada ao seu nicho de atuação.

Anuncie novos produtos

Se você tem leitores fieis e relevância para os mecanismos de busca no seu ramo de atuação, nada mais interessante do que utilizar o seu blog para promover o lançamento dos novos produtos da sua loja. Você pode utilizar um sistema de RSS que mantém os seus leitores atualizados acerca das novidades no seu blog.

Fidelize seus consumidores

Se um cliente visita o seu blog e faz uma compra na sua loja, existe uma grande chance de que em uma próxima compra de um produto que você comercialize ele venha a escolher você ao invés de uma loja concorrente. O blog é um diferencial que fideliza compradores, aumenta o poder de influência da sua marca. Com um blog você constrói uma relação que vai além do fornecedor/consumidor e isso faz com que eles dêem preferência aos seus produtos.

Destaque clientes

Poste sobre clientes felizes ou utilizando o seu produto de forma criativa e original. Destaque um cliente ao acaso para mostrar como é o seu público alvo. Os clientes gostam de ouvir histórias sobre outros clientes, pois isso os deixa mais seguros com relação às suas escolhas.

Mostre que sua empresa é humana

Misture histórias pessoais, histórias engraçadas, e outras coisas que mostre aos seus clientes que você é humano. Dar uma cara para a empresa vai ajudá-lo a manter contato com os seus clientes e fortalecer o relacionamento.

O seu e-commerce tem um blog? Se não tem, você pretende vir a se utilizar de um blog para ajudar sua loja a se consolidar no mercado e vender melhor? Deixe seu comentário.

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

Motivos para ter seu próprio Blog

Tenha o seu próprio BLOG

Por que você deve ter um blog pessoalTer o seu próprio blog para representar a sua marca é, sem dúvida alguma, um dos passos mais vital e fundamental para o seu sucesso nas mídias sociais. Seu blog é a sua página online. Pode ser considerado o epicentro do seu negócio e marca. Seu blog é seu cartão de visitas para a sua audiência, ou seja, pode ser considerado o coração do seu negócio. Isso mesmo, isso é muito importante!

Conheça agora os 7 motivos para se ter o próprio blog:

  • Ter um Blog dá a você credibilidade e autoridade para um novo nível. Automaticamente o posiciona como um expert e tem o potencial de permitir uma alavancagem no seu negócio, possibilitando-o vender qualquer produto ou serviço de acordo com a sua escolha.
  • Um blog é um ponto central PERFEITO para seu marketing social. Enquanto você conhece novas pessoas na sua rede social, a primeira impressão delas sobre você será obtida através do seu blog, onde você dará conteúdos de qualidade de graça e artigos úteis e atraentes para que elas tenham um aprendizado de qualidade e um crescimento profissional rápido. Esta é a diferença entre um site e um blog, tudo num blog é de graça. Quanto mais as pessoas recebem coisas de você e menos são apresentadas a vendas, maior será a possibilidade de se criar um relacionamento de longo prazo e seguidores fiéis.
  • Diferente de um website, um blog é dinânico, vivo, inteativo e continuamente atualizado… é a receita perfeita para atrair pessoas e fazê-las retornar. Se o seu conteúdo é cheio de valor, as pessoas automaticamente irão segui-lo e voltarão sempre que você publicar um novo artigo.
  • Ao fazer um marketing social, um blog possibilita que se crie uma “mail list” (lista de e-mail dos visitantes) de forma mais efetiva que num website. Será maior porque sua marca e do conteúdo de valor que você estará fornecendo de graça.
  • Você poderá ter no seu blog múltiplas formas de ganhar dinheiro, fazendo com que sua renda cresça mesmo quando você está dormindo. Seu blog será um showroom de todos os seus produtos, serviços, oportunidades de negócios e qualquer outra possibilidade de renda que venha a surgir.
  • Com um blog é possível também ter o seu conteúdo no topo das ferramentas de pesquisa (Google, Yahoo etc.) fácil e de graça, basta aplicar as técnicas de SEO. Ou seja, seus potenciais clientes irão encontrá-los tanto pela sua rede social quanto pelos sites de pesquisas.
  • E o melhor de tudo… integrar seu blog com mídia social para fazer o seu marketing permite que você compartilhe seu conteúdo de forma a aproveitar melhor dos dois mundos e atingir mais e mais pessoas criando a sua própria comunidade de seguidores. Esse é o segredo para uma massiva exposição do seu negócio e ilimitada possibilidade de crescimento.

Uma vez que você possui uma lista de leitores que gostem, confiem e escutem você, será possível promover ou vender qualquer coisa que você goste. É como ter seu próprio canal de distribuição onde você poderá vender oportunidades de negócios de forma simples e com êxito. Vale seu peso em ouro!

Ok, mas como fazer para que as pessoas assinem seu blog? Aqui está o meu segredo… Eu ofereço um presente grátis. O livro sobre os 7 segredos do marketing de rede que mostra as armadilhas escondias nessa indútria e que atraem pessoas ingênuas que acreditam que terão sucesso sem ter que trabalhar (essa com certeza não será você).

Mas porque fornecer isso de graça? Primeiro porque ajudar as pessoas deve ser o objetivo número 1 de todo empreendedor, mas também porque sei que o sucesso é uma via de mão dupla: “Quanto mais valor você fornece, mais valor você irá receber.”

Então seu papel também será descobrir o que você poderá oferecer ao seu público de graça para que eles queiram assinar o seu blog. Deve ser algo direcionado para o seu nicho de mercado e que seja útil para todos do seu alvo de audiência escolhido.

Sugestões: Você poderá criar vídeos instrutivos, áudios com entrevistas, um e-book (como esse que você baixou neste site) ou qualquer outra idéia que lhe vier à cabeça.

O mais importante é você ter consciência da importância da criação de seguidores do seu blog. Quanto maior for a sua lista, maior serão as possibilidades de se obter mais e mais sucesso… sem falar na possibilidade de juntar a outros empreendedores de sucesso que faz o mesmo que você e assim multiplicar o seu alcance. Cada um promovendo o produto do outro, pois a parceria é vital para qualquer negócio.

Onde aprender a criar um blog

A equipe do Curso de E-Commerce possui um curso ideal para quem deseja saber como criar e gerenciar um blog. O curso, destinado a principíantes, ensina desde a instalação até o gerenciamento do blog no seu dia a dia. para saber mais sobre o curso de blog, acesse a página no site clicando aqui.

Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br

sábado, 8 de outubro de 2011

Como melhorar o faturamento da sua loja virtual

Orientações para melhorar o faturamento da sua loja virtual

Como melhorar o faturamento da sua loja virtualO comércio eletrônico brasileiro deve encerrar o ano de 2011 com um faturamento de R$ 18,4 bilhões, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, de acordo com estudo da e-bit. E, para que as lojas virtuais de pequeno e médio porte acompanhem e façam parte desse cenário, Natan Sztamfater, CEO da Cookie Web, agência demarketing digital especializada em e-commerce PMEs, preparou 10 dicas para que esse setor evolua a passos largos junto aos cerca de 67 milhões de internautas no Brasil, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vá além do propósito de ser uma loja virtual

Transforme sua loja online em um mundo de oportunidades. Crie novas necessidades na mente do seu visitante. Gere a demanda para que ele busque em seu site o que nem imaginava que precisaria. Procure manter os produtos por categorias e preços agressivos em itens que podem ser complementares aos de seu interesse.

Divulgue a confiabilidade de seu site

Profissionalize as comunicações internas da loja, como banners, fotos, peças de email marketing, entre outras. Invista em selos de segurança confiáveis e que apareçam em destaque em todas as páginas da loja virtual, fazendo com que o e-consumidor se sinta seguro ao comprar em sua loja virtual. Evidencie também que é uma loja reconhecida pelo e-bit e divulgue o selo no portal.

Invista em comparadores de preço

Esteja presente nos principais portais comparadores de preço. Eles surgiram para atender a um consumidor acostumado a pechinchar na web. Utilize a logomarca e apresente-se para os mais de 20 milhões de e-consumidores no Brasil.

Aumente seu mix de produtos da sua loja virtual

Incentive a recompra dos consumidores já fidelizados. Mapeie seu comportamento de compras pelo histórico do e-consumidor no site e ofereça a ele, por meio de campanhas de email marketing, produtos que agregam valor ao que ele comprou. Ex: se hoje ele comprou um DVD, amanhã envie uma oferta diferenciada para um livro relacionado.

Personalize os produtos do seu e-commerce

Busque produtos exclusivos para vender em sua loja: Torne-se uma loja virtual incomparável com qualquer grande player do mercado de internet.

Otimize sua loja virtual para as ferramentas de busca

O termo otimização de palavras em buscadores vem se tornando fundamental para quem vive da web. Inicie ou mantenha de forma permanente campanhas de links patrocinados. Contrate agências especializadas para que as palavras chave de seu negócio, ao serem digitadas nos buscadores como Google, sejam direcionadas para a sua loja virtual. Busque as palavras com mais resultados em venda e arrisque! Invista! Hoje a ferramenta de Links Patrocinados é uma das campeãs para resultados imediatos. Grandes lojas virtuais apostam nisso e conseguem excelentes resultados.

Fale mais com o e-consumidor

Intensifique o relacionamento com seus clientes. Analise seus interesses por meio das compras já realizadas em seu site e mande promoções exclusivas de duas a três vezes por semana.

Faça parcerias

Busque parcerias novas todos os dias, dentro de seu mercado específico de varejo e também no mercado de internet. De um dia para o outro suas vendas podem dobrar. Contribua e seja retribuído.

Acompanhe os relatórios do Google Analytics

Veja de perto qual mídia de fato está trazendo resultados para sua loja. Identifique os melhores e invista! O monitoramento do tráfego em seu e-commerce é um dos seus melhores conselheiros e o Google Analytics sua ferramenta mais fiel.

Fidelize seus clientes e aumente seu faturamento

Garantir um bom atendimento, investindo em ferramentas de atendimento, tecnologias e logística baseada em sistema ágil para entrega são fatores que aumentam de forma significativa o processo de fidelização. Quanto melhor você atender ao cliente na web, mais chances terá de fazer com que ele viralize sua loja virtual, indicando seu site para novos e potenciais consumidores. A presença em redes sociais pode ajudar muito nesse momento.

E você? Qual seria a sua dica para aumentar o faturamento de uma loja virtual? Deixe seu comentário.

Por Natan Sztamfater

http://www.empreendedoronline.net.br/como-melhorar-o-faturamento-da-sua-loja-virtual/

Como criar um Twitter realmente viral

Dicas para viralizar seu tweet

A vida é curta. O twitter quem o diga: um tweet tem uma meia-vida de apenas uma hora para ser retweetado. Depois desse período, apenas 8% dos tweets recebem alguma reação.

Por isso pesquisamos e preparamos algumas dicas caso você queira espalhar alguma informação valiosa através do Twitter. As dicas que colocamos aqui não são receita de bolo. Aliás, nada que você veja sobremídias sociais é lei: mídias sociais envolvem o trabalho com pessoas e, bem, vocês sabem: pessoas mudam. Mas veja esse post da @lululacerda sobre mídias sociais e cozinha, tem muita coisa interessante (mas nada de receita de bolo). Vamos às dicas:

Conheça seu público alvo

Monitore as mídias sociais, observe onde seus consumidores de informação estão, analise as comunidades, veja como as pessoas se comunicam. Cada público alvo tem um nível de conhecimento sobre o twitterdiferente. Alguns usam várias hashtags e criam vários memes. Outros são mais restritos e gostam de se comunicar por DM. Descubra como as pessoas que você quer atingir pensam e anote tudo

Crie uma rede com essas pessoas sobre o assunto que você deseja viralizar

Mostre que você existe. Siga as pessoas do seu interesse, mencione-as, dê retweet nas suas informações. Mas seja natural e honesto: dê retweet apenas se o conteúdo realmente for importante e possa agregar valores à sua rede. Nada de exagerar nas menções. Ah, como eu tenho ódio de pessoas que twitam: “@tiago_nogueira @fulanodetal @cicrano @beltrano @joao bom dia!” dái quando eu vou olhar a timelime dessa pessoa tem 131231093812 tweets construídos da mesma forma com pessoas diferentes. Bem, eu tenho ódio porque isso tem um nome bastante conhecido: SPAM. Evite spam, sempre.

Dê tempo ao tempo

Isso mesmo. Pode perguntar a qualquer pessoa: qual o componente fundamental de uma amizade? Confiança. E como surge a confiança? Com o tempo. Já pensou você chegar num evento e sair dando seu cartão para todo mundo sem ao menos cumprimentar as pessoas? Quantas dessas pessoas você acha que irão guardar seu cartão? Agora observe essa situação: você chega num grupo, conhece as pessoas, conversa com elas, descobre seus interesses, mantém um relacionamento e, aí sim, dá seu cartão. Poisé, isso consome muito mais tempo, mas tenha certeza: o efeito também durará muito mais tempo.

Dê conteúdo de qualidade aos seus seguidores

Faça tweets com informações relevantes para o público-alvo, sempre tentando evitar tweets generalistas demais. No nosso teitter vocês sempre terão informações SOMENTE sobre assuntos relacionados à nossa área de atuação. Informações aleatórias eu posto no meu Twitter pessoal.

Não seja robô

Já escrevi sobre isso. Quando eu falo em distribuir conteúdo relevante sobre áreas específicas, não estou falando em assinar 123123 feeds e distribuir automaticamente pelo twitter. Ora, se as pessoas quisessem isso, elas assinariam o feed no lugar de lhe seguir no twitter. Converse, dê RTs, faça menções, socialize.

Tenha uma plataforma para ancorar informações importantes que não caibam no Twitter

Embora muitas pessoas falem que 140 caracteres é pouco, eu discordo. 140 caracteres dá para bastante coisa, inclusive para viralizar informações. Mas é importante que você tenha uma plataforma para ancorar textos, imagens, vídeos e outras informações que não cabem num tweet. Pode ser um blog, uma página no facebook, um site, qualquer coisa, desde que dê para colocar todo o conteúdo que você deseja disponibilizar.

Agora sim: tweet o que você quer viralizar

Sim, é necessário fazer todos os outros seis passos até chegar aqui. A menos que você seja alguém muito famoso ou uma multinacional bastante conhecida, você terá que penar para conseguir seguidores relevantes. E mesmo que você se enquadre nos primeiros grupos, terá que lutar um pouco para conseguir seguidores de qualidade. Observe como anda a twittosfera e como estão os notíciarios locais. O tempo é fundamental para a sua ação. Por exemplo, tivemos o péssimo case da P&G que, durante uma ação de marketing de guerrilha, colocou caixas esquisitas no Rio de Janeiro durante a “guerra contra o tráfico”. Não deu muito certo.

Chame seus seguidores para participar da ação. Mencione-os, dê RT em quem lhe der RT, espalhe a notícia com vários tweets num mesmo dia (mas não exagere, ok ?). Se você tiver um público fiel e que seu conteúdo seja relevante para eles, pode ter certeza que seu tweet irá viajar longe.

Fonte: Web Diálogos

http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/twitter-viral/